menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Inquérito do Ministério Público vai analisar mudança no estatuto da CBF

Promotor vai investigar possível falta de transparência da entidade com os clubes

Marco Polo Del Nero, presidente da CBF (Foto: Leo Correa/Mowa Press)
imagem cameraMarco Polo Del Nero, presidente da CBF (Foto: Leo Correa/Mowa Press)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 09/05/2017
12:03
Atualizado em 09/05/2017
12:56

  • Matéria
  • Mais Notícias

A mudança no estatuto da CBF virou motivo de inquérito instalado nesta segunda-feira pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A medida, segundo o órgão, é para "investigar uma possível violação do direito à transparência" praticada pela entidade.

O MP cita que Marco Polo Del Nero se reuniu com as federações em "assembleia deliberativa em 23 de março deste ano sem que os clubes tenham sido regularmente notificados a comparecer ao ato, como previsto na Lei Pelé". O promotor Rodrigo Terra é o responsável pelo inquérito.

Vale lembrar que o ajuste no estatuto da CBF mudou o peso dos votos dos filiados nas assembleias gerais da entidade. Ao mesmo tempo que os clubes da Série B entraram no colégio eleitoral, por determinação do Profut, as federações ganharam peso 3, os membros da Série A ficaram com peso 2 e os da Segundona têm peso unitário. Com isso, o domínio das federações na votação prevalece.

O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) fez uma representação no Ministério Público Federal sobre o assunto, mas a esfera nacional se declarou incompetente e encaminho o tema ao Ministério Público do Rio.

- Trata-se de um avanço. Um passo importante para que alcancemos o objetivo final que será a anulação da assembleia ilegal. Não podemos admitir retrocessos no futebol brasileiro. Vamos acompanhar com otimismo - disse o parlamentar, que ainda acrescentou:

- Inclusive, a segunda assembleia de prestação de contas também ofende o texto da lei. Em consequência, como é da responsabilidade do MP ser fiscal da Lei, eis mais um importante ingrediente que comprova mais uma nítida infração da CBF.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias