São Paulo x Corinthians - Pedro Henrique e Vitor Bueno

Último clássico aconteceu em fevereiro deste ano, no Morumbi (Foto: Peter Leone/Ofotografico)

LANCE!
25/05/2020
12:37
São Paulo (SP)

Dia 25 de maio de 1930, São Paulo e Corinthians entravam em campo no primeiro Majestoso da história, em um dos clássicos que mais movimentam o futebol paulista e brasileiro. O duelo foi válido pelo Campeonato Paulista e aconteceu no Parque São Jorge.

Dessa forma, se passaram exatos 90 anos da primeira vitória alvinegra em cima do Tricolor. O jogo acabou em 2 a 1, com gols de Gambinha e Filó de um lado, enquanto Siriri descontou no placar.

No total, são 345 partidas disputadas desde então, com 105 vitórias do São Paulo, 110 empates e 130 triunfos do Corinthians. O artilheiro do clássico é Teleco, corintiano que marcou 24 tentos. Do outro lado, Serginho Chulapa foi quem mais marcou, com 15 gols. O Corinthians lembrou da data com uma provocação:

O "seis" na postagem relembra a goleada por 6 a 1 aplicada pelo Timão no Brasileirão de 2015, que teria o clube como campeão no final da temporada. O São Paulo, porém, também já fez bastante gols no rival, como o mesmo 6 a 1 em 1933 ou, mais recentemente, um 5 a 1 em 2005, pelo Brasileiro.

Também vale destaque a série de campeonatos que foram decididos com o Majestoso...Campeonatos Paulistas, Recopas Sul-Americanas, Brasileiros, Rio-São Paulo e até na base, com a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O último clássico foi disputado no dia 15 de fevereiro de 2020, pela sexta rodada do Paulistão, no Morumbi. A partida, porém, acabou empatada, após grandes atuações dos goleiros Tiago Volpi e Cássio.