Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo realça benefícios à torcida com MP e assegura: ‘A gente pode transmitir os jogos’

Tendo Rodrigo Dunshee a responder sobre a Medida Provisória nº 984 e imbróglio com a Globo, Rubro-Negro se garante e trabalha para transmitir Flamengo x Boavista pela FLA TV

Arrascaeta marcou sobre o Bangu, quinta última. Próximo jogo deve ter imagens na FLA TV (Foto: A. Vidal/Flamengo)
Escrito por

Após a Medida Provisória nº 984 - publicada na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro e que determina os clubes mandantes como titulares únicos dos direitos de transmissão -, o Flamengo sente-se respaldado para efetuar tal prática, mesmo em meio a entreveros com a Rede Globo e o alerta de notificação por parte da emissora

Nesta segunda, por exemplo, além de questionar uma possível ausência de isenção no jornalismo da Globo a respeito deste tema, Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, foi o porta-voz do clube ao assegurar que há direito para a transmissão dos jogos do Carioca como mandante. 

- A gente estudou muito essa questão, ouviu muita gente. A gente entende que tem algumas situações que permitem chegar a conclusão que a gente pode, sim, transmitir os jogos nos quais o Flamengo é o mandante. Em primeiro lugar e o mais óbvio: o Flamengo não tem contrato com a Globo - disse Dunshee, em entrevista ao canal "Paparazzo Rubro-Negro", completando:

- O contrato da Globo tem uma cláusula dizendo que o valor global contratado com os clubes e a Federação, caso o Flamengo não participasse ou algum outro clube grande, sofreria uma redução de 25%. Então, assim, o não acerto com o Flamengo já está precificado naquele contrato. Não tem nenhum prejuízo à Globo o Flamengo não exibir seu jogo, porque aquilo já estava previsto por ela mesma.

O Flamengo já se mobiliza internamente para transmitir o jogo diante do Boavista, a princípio adiado para quarta-feira que vem, na FLA TV. Dunshee sinalizou que o clube não pensa em uma transmissão exclusiva para sócios e realçou que o torcedor será o maior beneficiado com esta MP. 

- O jogo futuro se rege pela lei vigente. É essa que é a nossa interpretação. Vai ter uma disputa grande, mas me parece que essa lei veio para beneficiar o torcedor, o telespectador. Então, se você for ver, no Campeonato Brasileiro tem vários jogos que não são transmitidos por conta de haver um contrato com a Turner e outro com a Globo. Ninguém vê o jogo, isso é péssimo para o telespectador, é péssimo pro futebol brasileiro.

- Então, essa medida provisória, veio para beneficiar o torcedor. As pessoas hoje em dia estão em casa, sem poder assistir ao jogos, sem poder ir aos estádios, é aquele tédio. O futebol brasileiro é uma das cosias que mais diverte e acalenta as pessoas, gostam de comentar e conversar sobre isso, mas não estão podendo. Então, essa lei veio para permitir que essas pessoas vejam esses jogos sempre, porque vai depender do mandante. Se ele não conseguir vender, o pior que pode acontecer é passar o jogo de graça, numa rede social qualquer ou numa plataforma qualquer - finalizou.

Por falar em notificação, o Flamengo fará o mesmo que a Globo, a fim de que a emissora se abstenha quanto à iminente transmissão de imagens via FLA TV. A informação inicial é do site "UOL".