Perto da superlicença da F-1, Pietro Fittipaldi pode ter ajuda da Haas

Piloto de testes da equipe Haas, brasileiro está a apenas quatro pontos da obtenção da superlicença, que dá direito a guiar na F-1. Pietro está cada vez mais perto da categoria   

Pietro Fittipaldi pilota carro da Haas em testes da Fórmula 1
Piloto brasileiro Pietro Fittipaldi durante treino com carro de F-1 da equipe Haas em Barcelona (Divulgação/Haas)

Escrito por

Piloto de testes da Haas desde novembro de 2018, o brasileiro Pietro Fittipaldi pode receber uma ajuda para a obtenção da superlicença, que dá o direito de participar de corridas de Fórmula 1. Em decisão recente, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) passou a permitir que pilotos sem a superlicença participem de treinos livres da F-1 e ganhem pontos por isso, algo que a Haas pode vir a fazer com Fittipaldi. Pietro tem 36 dos 40 pontos necessários para a superlicença e testou com a Haas duas vezes no começo do ano. Ele é o piloto de testes da F-1 com maior quilometragem na temporada.

- Ele (Pietro) não tem a superlicença. Esse é um dos problemas dos jovens pilotos no momento, não há muitos com uma superlicença e obter uma é muito difícil - disse Gunther Steiner, chefão da Haas. 

- Como agora foi definido que a equipe pode obter pontos para a superlicença colocando um piloto no TL1 (treino livre 1) e como ele está a quatro pontos disso, vamos ver o que podemos fazer - emendou.

A dificuldade é por conta do momento atual dos carros da Haas, que têm apresentado muitos problemas. Dessa forma, a equipe tem dado preferência para os pilotos titulares Romain Grosjean e Kevin Magnussen testarem os carros em busca de acertos e ajustes.

- Na situação em que estamos no momento, precisamos de ambos os pilotos principais para testar o carro o máximo possível. É por isso que não posso prometer algo a Pietro - explicou Steiner.

Em maio, nos testes coletivos após o GP da Espanha, Pietro completou 103 voltas a bordo de uma Haas - quase dois GPs já que a corrida teve 66 voltas. Com isso, ele já percorreu 287 voltas somando três circuitos da F1: Abu Dhabi (ainda em 2018), Barcelona e Bahrein (em 2019). O neto de Emerson Fittipaldi também acumula bastante experiência no simulador da Haas. 

Além de piloto de testes da Haas na F1, Pietro disputa a DTM (Campeonato de Turismo Alemão) pela equipe WRT Audi Sport e participa de corridas avulsas en outras categorias.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter