Lazlo Dalfovo
07/04/2019
07:50
Rio de Janeiro (RJ)

De titular absoluto em 2018 a reserva neste início de temporada. Luiz Fernando até iniciou bem 2019, com o gol inaugural do Botafogo, porém o seu rendimento esteve aquém de seu potencial durante quase todos os 16 jogos em que esteve presente, somando Carioca, Sul-Americana e Copa do Brasil. 

No jogo contra o Americano, o derradeiro do Alvinegro na pífia campanha do Estadual, Luiz Fernando saiu do banco e como vilão: perdeu dois gols de frente para o goleiro e, nos minutos finais, viu o time de Zé Ricardo sofrer o empate.

O treinador, mesmo assim, apostou em Luiz no jogo seguinte, contra o Juventude, na quinta última. O camisa 17 foi o primeiro a ser acionado do banco de reservas, na casa dos 20 minutos e para a vaga de Marcinho. Com isso, teve que fazer a função de ala, uma vez que a tônica do segundo tempo foi o Glorioso todo no campo de ataque, com os gaúchos acuados atrás. 

Luiz Fernando ganhou alguns duelos no corredor e, mesmo com o pouco tempo e a fraca atuação da equipe, conseguiu realizar uma bela jogada ao arrancar de trás e tabelar com Diego Souza. Na oportunidade, Kieza desperdiçou a chance mais clara do jogo, encerrado em 1 a 1 logo após.

Ficou evidente que recuperar o bom futebol de Luiz Fernando é uma das prioridades de Zé Ricardo, sobretudo pelo Botafogo ter um elenco enxuto. Em entrevista coletiva concedida após a eliminação do Carioca, Zé fez a sua aposta:

- É uma fase que o atleta passa. É uma pena porque é um menino de muito talento, tem muita coisa a crescer, é muito jovem ainda. Certamente está tão chateado como todos nós. Quando um jogador faz um ano, principalmente o segundo semestre que ele fez, se torna decisivo para a gente em grande parte do campeonato, fazendo muito gols. Em breve o Luiz vai voltar a fase do ano passado - disse o comandante, que já escalou o atleta de 22 anos como meia em algumas ocasiões nesta temporada. 

O Botafogo de Luiz Fernando e Zé Ricardo volta a jogar no dia 11 de abril, pela partida de volta terceira fase da Copa do Brasil, diante do Juventude, no Alfredo Jaconi. Uma vitória simples dá a vaga ao pressionado Alvinegro. 

NÚMEROS DE LUIZ FERNANDO CONTRA O JUVENTUDE

Luiz Fernando - Botafogo
Como 'ala', Luiz foi bem em pouco tempo (Foto: Reprodução/Sofascore)