São Paulo sub20 é campeão da copa do Brasil (foto:Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Jogadores comemoram o título no Morumbi (foto:Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Bruno Grossi
24/11/2015
17:51
São Paulo (SP)

Os garotos do time sub-20 do São Paulo mais uma vez deram uma aula para o time principal da equipe. Enquanto os profissionais sofrem com seguidos fracassos na temporada, incluindo a goleada por 6 a 1 para o rival Corinthians, as joias do Tricolor levantaram na tarde desta terça-feira a taça da Copa do Brasil Sub-20 após vencerem o Atlético-PR por 2 a 0 no Morumbi.

A campanha invicta até o título, algo que o time profissional não conseguiu alcançar em 2015, foi coroada com jogo maduro diante de um fortalecido Furacão. Depois de perder o primeiro duelo por 2 a 0 na Arena da Baixada, o Furacão decidiu reforçar o elenco sub-20 com atletas da equipe principal, incluindo o titular e camisa 10 Marcos Guilherme e o atacante Ewandro, emprestado justamente pelos paulistas aos atleticanos.

No primeiro tempo, a estratégia paranaense funcionou. Os toques precisos de Marcos Guilherme e a velocidade de Damasceno e Ewandro deixou a defesa tricolor atrapalhada, mas o goleiro Lucas Perri se manteve atento. Em duas chances claras, o arqueiro são-paulino mostrou coragem e reflexo para  salvar a equipe e foi aplaudido pelos torcedores no estádio.

O técnico André Jardine, agora com 32 títulos em 11 anos de carreira, conseguiu arrumar os erros do Tricolor no intervalo e viu seu time tomar conta do segundo tempo. David Neres e Lucas Fernandes passaram a ter mais liberdade e o lateral-esquerdo Inácio virou elemento surpresa no ataque. Foi dele a assistência precisa para Joanderson abrir o placar aos 13 minutos.

'Estou pronto. Venho trabalhando há muito tempo focado nisso. Fiz um ano excelente, fui campeão e artilheiro', disse Joanderson

O centroavante chegou a seis gols na competição e comemorava o fato de ser o artilheiro isolado do torneio, até resolver tabelar com David Neres na área. O meia, fez fila na defesa do Furacão, recebeu de volta do camisa 9 e chutou duas vezes para ampliar e também chegar a seis gols. Os atleticanos chegaram a reclamar que a bola não teria entrado, mas Nicolas cortou depois dela cruzar a linha e o trio de arbitragem acertou ao validar o gol.

A reação na etapa final serviu como provocação da torcida organizada presente no Morumbi alfinetar o elenco profissional, muito criticado pela passividade na goleada para o Corinthians no último domingo. Antes do jogo, o grupo protestou no portão principal do estádio e depois aplaudiu a campanha vitoriosa do time sub-20 - invicto, campeão e com os artilheiros do torneio -, classificado para a Libertadores de 2016, que será disputada no Paraguai.

Veja os jogadores relacionados para o jogo do título:

Goleiros: Lucas Perri e Lucas Anselmo
Laterais: Foguete, Inácio e Caíque
Zagueiros: Tormena, Kal e Rony
Volantes: Banguelê, Artur, Matheus Queiroz, Araruna, Jeferson e Pedro
Meias: Lucas Fernandes, Shaylon, Vinicius e Paulo Henrique
Atacantes: David Neres, Joanderson, Murlo e Luiz Araújo