Vadão, técnico da Seleção feminina de futebol (Foto: Igor Siqueira)

Vadão, técnico da Seleção feminina de futebol (Foto: Igor Siqueira)

Igor Siqueira
01/08/2016
12:42
Rio de Janeiro (RJ)

Assim como os homens, o futebol feminino do Brasil ainda está em busca da primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos. Mas o técnico Vadão, que comanda a Seleção Brasileira na competição e estreia na quarta-feira contra a China, não vê uma possível medalha de ouro como fator responsável pela salvação da modalidade no país.

- Nós temos conversado muito em relação a isso. Por exemplo, vamos supor que ganhemos a medalha de ouro para dar um grande impulso à modalidade. Vamos admitir que a gente vença. No dia seguinte, vai ter futebol feminino nas escolas? No dia seguinte, as prefeituras vão decidir fazer uma escolinha de futebol feminino? O que nos falta é isso. O incentivo social. Nós não podemos não jogar futebol feminino no Brasil. Temos poucas equipes que jogam, mas não temos foco - disse Vadão, que ainda completou:

- Se cada prefeitura pegasse o mesmo professor que dá aula no masculino e colocasse no feminino nós teríamos hoje um Brasil muito mais forte. Essa responsabilidade da medalha para salvar o futebol feminino eu não acredito. Acho que pode dar um ganho em patrocinador, investidor, mas salvar o futebol feminino só será salvo quando todo mundo pegar e falar: "vamos desenvolver realmente a modalidade do futebol feminino no Brasil".

O Brasil de Vadão estreia na quarta-feira contra uma seleção que, na visão do próprio treinador, cresceu muito nos últimos anos.

- Quando você fala de alguns resultados da China, vemos também o desempenho. O resultado só interessa ao torcedor. A China evoluiu muito e os resultados são convincentes, um futebol moderno e competitivo. Temos que estar tranquilos e muito cientes do que estamos trabalhando - disse Vadão, que falou nesta segunda-feira no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão.

A Seleção feminina vai estrear na quarta, mas sem sequer ter pisado no gramado do estádio de abertura. O treino nesta segunda será no Ninho do Urubu. A tendência é que a atividade de terça seja no mesmo local.