Entenda o que é o zika vírus, o ‘inimigo número 1’ da Olimpíada

Com a disseminação da doença no Brasil, entidades olímpicas de todo o mundo mostram preocupação com seus atletas. Organização Mundial da Saúde também mostra medo 

Mario Andrada, diretor de comunicações da Rio-2016, fala sobre o impacto do zika vírus nos Jogos Olímpicos (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)
Mario Andrada, diretor de comunicações da Rio-2016, fala sobre o impacto do zika nos Jogos (Vanderlei Almeida/AFP)

Escrito por

Nos últimos tempos, talvez, nenhuma palavra tenha visitado tanto as manchetes de publicações quanto zika vírus. A doença, ainda nebulosa para boa parte dos pesquisadores, vem tirando o sono dos órgãos governamentais brasileiros e, na parte esportiva, das entidades olímpicas.

O vírus vem causando preocupação a diversos comitês olímpicos de todo o mundo, que comentam sobre um possível boicote de suas delegações ou até mesmo o adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

Enquanto o Ministério do Esporte afirma que o zika não atrapalhará a Olimpíada e o Comitê Olímpico Internacional (COI) diz que fará de tudo para proteger os atletas, as delegações mostram medo com a propagação da doença.

Mas o que é o zika o vírus?
O vírus da zika está presente no Brasil desde o ano passado. Alguns pesquisadores suspeitam que a doença foi trazida ao país durante a Jornada Mundial da Juventude, um evento católico realizado no Rio de Janeiro durante a visita do Papa Francisco, em 2013, por uma delegação da Polinésia Francesa.

Quais são os sintomas?
A princípio, a pessoa contaminada apresenta febre, erupções na pele, coceira e dores musculares. A maior preocupação dos órgãos de saúde, porém, é a possível ligação (ainda não confirmada) do vírus com outras doenças, como a microcefalia (nascimento de crianças com o cérebro reduzido) e a síndrome de Guillain-Barré (doença autoimune que ataca o sistema nervoso). Os sintomas mais brandos da doença geralmente desaparecem de três a sete dias

Como ocorre a transmissão?
A propagação do zika vírus se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti, também responsável pelo contágio da dengue e chikunguya. Alguns pesquisadores estudam a possibilidade de contaminação por saliva, sêmen e urina.

Existe tratamento?
Não há vacina ou tratamento específico para a doença. O tratamento é feito com medicação específica para cada sintoma (segundo informações do Ministério da Saúde). O uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado.

Quais as medidas para prevenir a doença?
Quanto ao contágio por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, a prevenção se dá por meio da eliminação da água parada, utilizada pelo vetor para se reproduzir. Caso haja a detecção de focos do mosquito de difícil eliminação, a pessoa pode acionar a Secretaria Municipal de Saúde do seu município.

Por que zika?
O vírus foi baseado de "zika" por conta do local onde foi identificado pela primeira vez, em um macaco na floresta Zika, na Uganda, em 1947.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter