BASQUETE FLAMENGO X VASCO

Clássico entre Flamengo e Vasco deve acontecer no final de janeiro (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Jonas Moura
12/12/2016
18:55
Rio de Janeiro (RJ)

O esperado clássico entre Vasco e Flamengo, pela 10ª rodada do NBB, ficou para 2017. Como o Cruz-Maltino não conseguiu viabilizar nenhum ginásio que possa receber a partida, marcada para o próximo domingo, a Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiu pela mudança. A nova data não foi divulgada.

O principal entrave é que os times e a organização do torneio querem o jogo com torcida dupla, diferentemente do que aconteceu no Campeonato Carioca, vencido pelo Rubro-Negro após o adversário se recusar a entrar em quadra no terceiro duelo. A Arena Rio, palco da ginástica na Rio-2016, chegou a ser sondada, mas não houve sinal positivo do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe).

O Vasco fez vistorias no local, mas constatou que a instalação não teria barreiras fixas para separação das torcidas. Uma estrutura móvel, menos segura, teria de ser colocada. O Tijuca Tênis Clube até poderia sediar o clássico com torcida única, mas o clube recebeu a informação de que ele estará ocupado.

– Tentamos todos. Trabalhamos para achar um ginásio que possa receber o jogo com torcida dupla. Hoje, a única possibilidade no Rio era Arena da Barra. Não recebemos resposta oficial do Gepe. Mas, extraoficialmente, sabemos que não será dada a autorização para lugar nenhum com torcida de Fla e Vasco – afirmou o vice de Quadra e Salão do Vasco, Fernando Lima, ao LANCE!.

Uma das datas cogitadas dos bastidores é 28 de janeiro, quando o Vasco enfrentaria o Brasília, em São Januário. Até lá, a diretoria considera a possibilidade de levar o evento para fora do estado, caso haja propostas.

– Se surgir uma proposta, teremos de avaliar o que é melhor: fazer no Rio, com torcida única, ou dar a chance de outro estado receber o clássico com duas torcidas, sendo que há um custo de deslocamento – disse Lima.