Com sobras da Arena, Atlético-PR constrói ginásio para grama sintética no CT do Caju

Clube paranaense, entretanto, não usará medida oficial no piso construído

ginásio CT do Caju
Ginásio no CT do Caju já tem forma e não deve demorar a ser concluído. (Gazeta do Povo)

Escrito por

Aos poucos, o Atlético-PR vai construindo um ginásio dentro do CT do Caju para receber grama sintética no local. A obra está sendo feita com material reaproveitado da reforma da Arena da Baixada para a Copa do Mundo de 2014.

Logo que teve a ideia de mudar o piso de seu estádio, entre 2012 e 2013, a cúpula rubro-negra tinha em mente construir um ou dois campos para treinamentos do dia a dia, tanto do profissional quanto da categoria de base. Apesar da durabilidade e poder treinar no gramado de jogo, o Furacão queria ter esse tipo de grama em seu Centro de Treinamento até pela logística.

O presidente Luiz Emed Sallim, recentemente, havia comentado que não tinha pressa para essa construção no local. Porém, o jornalista Napoleão de Almeida obteve fotos do ginásio com exclusividade e o jornal Gazeta do Povo reproduziu na quarta-feira. 

- Todo aproveitamento foi de uma forma inteligente. Na época, a Fifa não aceitou que já fosse o sintético, por que era diferente. Então tivemos que comprar um monte de equipamentos para aquela demanda. Agora não dava pra insistir nisso - comentou o mandatário rubro-negro.

O projeto foi idealizado ainda no Mundial e teve o apoio da Fifa na época, que prometeu U$S 100 milhões para aplicação em futebol de base e feminino à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - entretanto, apenas US$ 8,7 milhões foram recebidos de 2014 pra cá. O Atlético-PR investiu aproximadamente R$ 4 milhões para a troca do gramado na Arena, incluindo a obra que está sendo feita no CT.

A medida não será do tamanho de um campo oficial de jogo, como é no estádio do Furacão. Entretanto, o piso será da mesma categoria de grama sintética usada nos jogos do clube paranaense nas competições oficiais.

Inédita na elite do futebol brasileiro, a grama sintética na Arena da Baixada foi inaugurada no dia 24 de fevereiro, há um mês, no duelo contra o Criciúma, pela Primeira Liga. A adaptação dos atletas nos quatro duelos realizados do novo gramado tem sido bem satisfatória, com os jogadores elogiando o tipo de piso até o momento.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter