Flamengo x Figueirense

Flamengo vem jogando um futebol alegre (Foto: VANDERLEI ALMEIDA/AFP)

Paulo Victor Reis
04/09/2016
06:00
Rio de Janeiro (RJ)

O Flamengo tem alguns números que chamam atenção no Campeonato Brasileiro. O vice-líder da competição nacional é o time que mais dribla na Série A. E com folga neste quesito para os concorrentes. De acordo com o site de estatísticas Footstats, a equipe rubro-negra já acumula exatos e impressionantes cem dribles certos e ainda outros 30 errados.

Esta característica de buscar a jogada individual também ajudou o time carioca na Sul-Americana. Na vitória de 3 a 1 sobre o Figueirense, na última quarta-feira, o Flamengo teve de furar o bloqueio adversário na base do talento. Jorge e Fernandinho fizeram lindos gols graças a dribles desconcertantes.

O atacante, inclusive, ficou como opção no banco de reservas no lugar de Cirino porque costuma dar dribles curtos. A estratégia foi pensada pelo técnico Zé Ricardo.

– Fernandinho foi muito bem, é um rapaz que trabalha muito e tem a característica particular de drible muito curto. Foi até coincidência dele entrar e fazer um gol logo, o fixamos na esquerda para criar espaço – justificou o treinador.

Símbolo do Flamengo driblador, Fernandinho pensa em aprimorar ainda mais esta arma.

– É algo que eu trabalho para fazer o que tenho de melhor, me sinto mais confortável. Sabíamos da dificuldade que iríamos enfrentar. Antes da entrevista, o Zé Ricardo disse que seria um jogo truncado, que precisaria de um contra um na maioria das vezes no lado do campo para furar o bloqueio. O lindo gol do Everton surgiu numa tabela. Ele deu aquele toque sutil por cima do goleiro. No gol do Jorge, foi uma jogada individual em que ele teve de tirar dois marcadores antes de finalizar – lembra o atacante.

O Flamengo também é o líder de dribles na Copa Sul-Americana. Apesar de ter disputado apenas dois jogos na competição, o time lidera o quesito.

ALAN PATRICK LIDERA QUESITO NO FLAMENGO

O meia Alan Patrick é o jogador com o maior número de dribles no elenco do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Ele lidera o quesito, com 18 acertos e apenas três erros. Atualmente, porém, ele está entre os reservas.

O camisa 19 é considerado como uma peça importante no elenco, mas perdeu espaço desde a chegada de Diego. Recentemente, o meia-atacante Gabriel fez elogios ao outrora titular em entrevista coletiva no Ninho do Urubu.

– Para mim, o Alan Patrick é craque. Ele tem um domínio de bola absurdo – comentou.