Em seu primeiro título, na Copa do Mundo de 1958, quando bateu anfitriã Suécia na decisão por 5 a 2, o Brasil ficou no Grupo 4. A estreia foi contra a Áustria: triunfo por 3 a 0. Depois, empate sem gols com a Inglaterra. A vaga foi conquistada em um triun

Brasil perfilado na Copa do Mundo de 58 (Foto: AFP)

LANCE!
17/05/2018
20:25
São Paulo (SP) 

O placar de 0 a 0 é o mais "antipático" do futebol, por motivos óbvios. Em Copas do Mundo, ele só foi aparecer na sexta edição e envolvendo justamente a Seleção Brasileira, que encantaria o planeta com um jogo envolvente. Porém, o jogo contra a Inglaterra, na segunda rodada da fase de grupos em 58, tornou-se histórico porque  fez o técnico Vicente Feola dobrar-se às escalações de Garrincha e Pelé. Há versões desencontradas, algumas de que jogadores experientes, como o goleiro Gilmar e o lateral Nilton Santos, pediram a inclusão da dupla. Outras de que o treinador apenas fez uma consulta. O fato é que a entrada dos craques transformou a equipe e a levou ao título mundial. 

Brasileiros e ingleses se enfrentaram no dia 11 de junho, no estádio Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia, pelo Grupo 4. O Brasil havia feito 3 a 0 na Áustria na estreia, enquanto os britânicos vinha de empate por 2 a 2 com a União Soviética. A Seleção criou boas chances, esbarrou no goleiro McDonald e chegou a correr perigos. Com o resultado, Feola sacou Joel e Mazzola e escalou Pelé (que tinha apenas 17 anos) e Garrincha contra a União Soviética. 

Diante dos soviéticos, o Brasil venceu com dois gols de Vavá, mas participação fundamental de Pelé e Garrincha. Na sequência, triunfos sobre País de Gales (1 a 0), França (5 a 2) e Suécia (5 a 2) dariam ao país seu primeiro troféu de campeão do mundo. 

Curiosamente, Brasil x Inglaterra foi o primeiro empate sem gols de um Mundial e o único de 58. Apenas no dia 31 de maio de 62 ocorreria o segundo placar zerado, em Alemanha x Itália. No Mundial do Chile, o Brasil também ficaria no 0 a 0 na segunda rodada, com a Tchecoslováquia, e acabaria campeão. 

Brasil 2 x 0 União Soviética - Copa de 1958
Brasil 2 x 0 União Soviética foi o primeiro com Garrincha e Pelé juntos na Copa do Mundo (FOTO: AFP)

Os empates sem gols do Brasil em Copas

- Brasil 0 x 0 Inglaterra (primeira fase de 58) 
- Brasil 0 x 0 Tchecoslováquia (primeira fase de 62) 
- Brasil 0 x 0 Iugoslávia (primeira fase de 74) 
- Brasil 0 x 0 Escócia (primeira fase de 74) 
​- Brasil 0 x 0 Espanha (primeira fase de 78) 
- Brasil 0 x 0 Argentina (segunda fase de 78) 
​- Brasil 0 x 0 Itália (final de 94) 
​- Brasil 0 x 0 Portugal (primeira fase de 2010)
- Brasil 0 x 0 México (primeira fase de 2014)