Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nadal vence tie-break incrível e vai às quartas do Australian Open

Espanhol alcança as quartas na Austrália pela 14ª vez

Tennis Australia
Escrito por

Rafael Nadal, número cinco do mundo e campeão de 2009, sobreviveu a um tie-break incrível neste domingo e garantiu vaga nas quartas de final do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano, disputado sobre o piso duro em Melbourne.

O espanhol, dono de 20 títulos de Grand Slam, derrotou o canhoto francês Adrian Mannarino, 69º colocado, por 3 sets a 0 com parciais de 7/6 (16/14) 6/2 6/2 após 2h40min de duração na quadra Rod Laver, a principal do torneio.
A vitória é a 295ª de Rafa em 336 jogos em Grand Slams e 73ª em 88 partidas na Austrália onde soma vices em 2012, 2014, 2017 e 2019 e persegue não só o recorde dos 21 Slams bem como ter um par de títulos em todos os Majors do circuito.



Nadal venceu um primeiro set pra lá de emocionante contra o jogador que vinha de bater dois top 20, o polonês Hubert Hurkacz e o russo Aslan Karatsev. Apenas um break-point ao longo de toda parcial, no 5 a 5, favorável ao francês que jogava pressionando no backhand enquanto que o natural de Manacor tentava aprofundar suas bolas que por vezes eram curtas.O set durou 1h21min e só o tie-break foram 28min40s, o mais longo da carreira de Nadal em um Slam. Foram sete set-points para Nadal tendo salvo cinco do adversário. E o ponto para definir a parcial foi o erro bisonho de Mannarino na rede, bem diferente do restante. Nadal teve uma vibração muito peculiar e forte.Nos dois sets seguintes, Mannarino aparentava sentir a virilha onde colocava a mão várias vezes. Perdeu a intensidade enquanto que o espanhol cresceu e fechou com duas quebras o segundo set por 6/2.Tudo parecia que caminhava para uma retirada do francês, mas ele resistiu, ficou em quadra e após trocar quebras no terceiro set baixou a guarda e Nadal abriu 4 a 1 com duas quebras e encerrou a contagem com bom saque.

Nadal enfrenta na terça-feira o alemão Alexander Zverev, terceiro do mundo, ou o canadense Denis Shapovalov, 14º colocado. Nos dois últimos anos ele parou nas quartas para Stefanos Tsitsipas em 2021 e diante de Dominic Thiem em 2020. Ele soma 14 quartas de final em Melbourne.