Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Australian Open discute com jogadores decisão sobre tie-break no 5º set

Torneios do Grand Slam podem pudar regra em novembro

Divulgação
Escrito por

A discussão sobre o fim do quinto set sem disputa do tiebreak, com definição apenas com quebra a frente de um dos jogadores voltou a causar polêmica após duas semifinais longas em Wimbledon, uma delas com 6h35 de duração.

Não foi o registro do quarto mais longo jogo da história do tênis, do qual o sul-africano Kevin Anderson venceu o quinto set por 26/24 e credenciou-se para uma final onde chegou muito desgastado fisicamente, que fomentou a discussão sobre a inclusão de um tiebreak para a finalização da partida, a cada nova edição de um Grand Slam, as discussões voltam.

Segundo o diretor geral do Australian Open, Craig Tiley, o torneio já tem discutido o tema: "Nos últimos dias há muitos comentários públicos sobre um tiebreak no fim do quinto set para o tênis masculino", pontuou em comunicado enviado à imprensa.

"Nós encorajamos a discussão e queremos saber o que os jogadores pensam. Nós também queremos saber a opinião das jogadores sobre a implementação de um tiebreak no terceiro set no tênis feminino, sobre como eles se sentem a respeito da atual condição para as duplas e em outros aspectos que existem para as condições de jogo", prosseguiu.

Nos torneios do Grand Slam, apenas o US Open não tem o chamado "quinto set ao infinito" e há algumas edições a disputa é realizada neste formato. À época dizia-se que a decisão foi tomada com base nos pedidos das redes de televisão que teriam por intuito exibir jogos menores.

Segundo reporta o jornal britânico wimbledon-in-tie-break-talks-fnpcsrx20">The Times, a organização de All England Club já iniciou discussões sobre o tema, mas o jornal garante que nada foi muito aprofundado.

Vale lembrar ainda que o conselho de regras dos Grand Slam se reunirá em novembro deste ano, e o tema pode vir a ser levantado e definido.