Em coletiva de imprensa on-line a jornalistas brasileiros, americanos e espanhóis na tarde desta terça-feira (18), Carlos Alcaraz, de 22 anos, falou sobre a ótima temporada e, também, de João Fonseca, contra quem fará inédito duelo no dia 8 de dezembro. O jogo-exibição entre o espanhol, líder do ranking, e o jovem brasileiro, de 19 anos, 24º melhor do mundo, é a principal atração do Miami Invitational, no Loan Deport Park. Será o primeiro evento de tênis profissional na casa do Miami Marlins, equipe da Major League Baseball (MLB).
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️ Entrevistão: Guilherme Teixeira, do início inusitado no tênis ao top 25 com João Fonseca
- João é um jogador especial e incrível. A potência que ele tem é incrível. Ele tem um saque muito, muito bom. Para mim, o saque foi o que mais me custava quando eu surgi (no circuito). O João tem uma direita 'bestial' também. - elogiou o líder do ranking.
➡️ Dupla mista em Los Angeles-2028 deve ser a mais forte da história; entenda
➡️ Ex-líder do ranking, Kafelnikov faz previsão sobre João Fonseca no ATP Finals
➡️ 'Um dos adversários mais difíceis', diz campeão olímpico sobre João Fonseca
- Terminar entre os 30 melhores em sua primeira temporada é algo digno de admiração, é impressionante - continuou o bicampeão de Roland Garros e dono de outros quatro títulos de Grand Slams.
De fato, João Fonseca começou a temporada como o 113º do mundo e termina o ano como o 24º, igualando o terceiro melhor ranking de um tenista brasileiro na história (atrás apenas de Guga Kuerten, 1º, e Thomaz Bellucci, 21º).
Alcaraz ainda fez outro comentário a respeito do jogo do pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, no Itanhangá Golf Club:
- Talvez, se eu tiver que pontuar algo que ele ainda tenha que melhorar, é um pouco a mobilidade.
Mas é algo que, pouco a pouco, ele vai melhorar, essa questão física, como se movimentar.
Questionado se vê o brasileiro chegando ao top 10 ou ao top 5 nos próximos anos, o espanhol respondeu:
- É uma pergunta difícil. O que João fez esse ano é muito impressionante. Ele rompeu o Top-25 no primeiro ano completo no circuito, isso é muito impressionante. Mas a pergunta se ele conseguirá alcançar o Top-10, o Top-3, ou até nos chamar de 'Big 3'… Vai ser algo muito grande para ele. Porque uma coisa é alcançar essa posição, e outra coisa é manter o seu nível durante a próxima temporada. Eu consigo ver mantendo ou até melhorando o seu nível para o ano seguinte. Vamos ver nesse e nos próximos dois anos se ele vai conseguir quebrar a barreira do top-10 ou do top-5. Eu acho que ele
tem coisas importantes e lindas à frente dele e vamos ver como ele vai lidar com essa
pressão e essas coisas.
Alcaraz lamenta desistir da Copa Davis
Recordista de títulos na temporada (8, com destaque para o segundo troféu de Roland Garros e do US Open), Alcaraz perdeu, no domingo, a decisão do ATP Finals de Turim, na Itália, para o maior rival, o anfitrião Jannik Sinner. Foi a primeira vez que o jovem espanhol, de 22 anos, chegou à final do torneio que reúne os oito melhores da temporada.
Nesta terça, ele anunciou que, lesionado, não vai disputar as quartas de final da Copa Davis, a partir de quinta-feira, em Bolonha, na Itália. Ele vai se dedicar à recuperação nas próximas duas semanas para estar 100% nas partidas-exibição mês que vem, nos EUA.
- Eu não estou preocupado (com o problema físico). Para a Davis, meu corpo não estaria bom para competir. Eu terei uma semana para estar bem e me recuperar, e ainda faltarão duas semanas para os jogos nos Estados Unidos, então estarei totalmente recuperado até lá - assegurou o espanhol.
- Essa semana, eu farei tratamento todos os dias, farei meus exercícios para me recuperar, treinos específicos todos os dias… Será exercício, tratamento, exercício, tratamento pelas próximas duas
semanas… eu farei o que for preciso para estar pronto, levarei esse período muito a sério, estarei muito focado nessa recuperação. Espero estar bem o mais cedo possível - disse, na entrevista.
Além de Alcaraz x Fonseca, o Miami Invitational trará, no dia 8 de dezembro, o duelo entre as americanas Amanda Anisimova e Jessica Pegula, que abre a noite (a partir das 19h local), seguido por um duelo de duplas mistas, Alcaraz/Pegula x Fonseca/Anisimova, em um supertiebreak até 10 pontos.
Um dia antes (7 de dezembro), Alcaraz ainda marcará presença no A Racquet at The Rock, em Newark, NJ, um duelo de exibição diante do americano Frances Tiafoe (30º).