Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após punição, Santos diz que ‘tomará todas as providências’ na Justiça

Peixe foi punido pela Conmebol na manhã desta terça-feira por escalar Carlos Sánchez irregularmente pela Libertadores. Independiente foi considerado vencedor por 3 a 0

Santos foi punido pela Conmebol por escalar Sánchez irregularmente (Foto: Nestor J. Beremblum/Eleven)
Escrito por

O Santos foi punido pela Conmebol na manhã desta terça-feira por escalar Carlos Sánchez irregularmente no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Independiente (ARG). O placar de 0 a 0 foi revertido em um 3 a 0 para os argentinos. Porém, o Peixe declarou oficialmente que pretende tomar todas as medidas cabíveis na Justiça.  Por meio de uma nota oficial, o clube destacou que não concorda com a punição e vê a decisão sem embasamento legal ou jurídico. Vale lembrar que o uruguaio não poderá atuar nesta noite, quando os times voltarão a se enfrentar pela Copa Libertadores.

Confira o posicionamento do Santos:

O Santos FC vem a público manifestar o descontentamento e a resignação com a punição imposta ao Clube pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol na manhã desta terça-feira.

Não bastasse o estranhar da lenta decisão, a punição publicada não tem embasamento legal ou jurídico. Além do que, pune duplamente o Santos FC, com a perda do jogo e a manutenção da suspensão do jogador Carlos Sánchez.

Por fim, em busca do direito do torcedor santista, o Clube declara publicamente que irá à todas instâncias cabíveis, afim de que a Justiça sobre o caso seja feita.

A Conmebol também emitiu nota oficial explicando a decisão da audiência realizada na noite de segunda-feira, que durou três horas e meia. Veja abaixo:

Em resposta à denúncia apresentada pelo Club Atlético Independiente em 22 de agosto de 2018, nos termos dos artigos 19 e 56 do Regulamento de Disciplina da CONMEBOL, contra o resultado da partida disputada em 21 de agosto de 2018, entre as equipes do Club Atlético Independiente e Santos Futebol Clube, correspondente à primeira rodada da CONMEBOL Libertadores 2018, devido ao alinhamento inadequado do jogador Carlos Andrés Sánchez Arcosa; e considerando:

(I) Que os artigos 56 e 19,3 permitem qualquer clube reclamar contra o resultado de um jogo, por motivos de alinhamento incorreto de um jogador rival até 24 horas após a partida e o Clube Atletico Independiente trouxe tal reclamação em tempo e em forma;

(II) Que o Santos Futebol Clube apresentou sua defesa em tempo e forma em 24 de Agosto de 2018 e 27 de agosto de 2018 foi concedido o direito de ser ouvido em uma audiência perante este Tribunal antes da sua emissão.

(III) Que o Tribunal Disciplinar revelou que o Santos Futebol Clube não cumpriu o dever de comunicar-se diretamente com a Unidade Disciplinar, em conformidade com o artigo 9 do Regulamento CONMEBOL Libertadores de 2018;

(IV) Conforme o artigo 19.1 do RD, qualquer equipe que seja responsável por um alinhamento impróprio é considerado perdedor desse jogo 3-0;

(V) Que o Tribunal de Disciplina encontrou o Santos Futebol Clube responsável pela infracção de alinhamento impróprio por Carlos Andres Sánchez em violação da penalidade pendente de uma suspensão de jogo.

Portanto, para o caso em questão, o Tribunal Disciplinar resolveu:

1. FAZER O LUGAR para a reclamação apresentada pelo Independent Athletic Club;

2. DECLARAR como perdedor Santos Futebol Clube do jogo disputado no Athletic Club Independiente pela primeira etapa das oitavas de final da Libertadores CONMEBOL 2018 e, em consequência;

3. DETERMINAR o resultado de 3 - 0 a favor do Club Atletico Independiente de acordo com o artigo 19 do Regulamento Disciplinar da CONMEBOL.

4. CONFIRMAR a suspensão do jogador Carlos Andrés Sánchez ARCOSA por 1 (um) partida, que deve ser atendida no próximo jogo CONMEBOL Libertadores 2018.

Juizado Disciplinar da CONMEBOL