Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O melhor do dia 6: Phelps ‘destrói’ rivais, Mayra de bronze, derrota no vôlei e o doping chega ao Rio

Quinta-feira também tem a volta do golfe após 112 anos de ausência e a primeira medalha, já dourada, de um pequeno país formado por ilhas 

TOSHIFUMI KITAMURA / AFP
Escrito por

Michael Phelps, Ryan Lochte e Thiago Pereira disputaram a final dos 200 m medley em 2004, em Atenas. Em Pequim-2008, lá estavam eles novamente. Londres? Sim, os três nadaram a decisão da prova. Em um esporte em que chegar aos 30 anos (os três já chegaram) significa, usualmente, não estar mais entre os candidatos ao ouro, é histórico que os três, novamente, tenham pulado na mesma piscina na noite desta quinta, no Rio, para mais uma decisão dos 200 m medley. O final, porém, foi surpreendente por todo o contexto. 

O primeiro lugar foi, pela quarta vez seguida, de Michael Phelps. Que fez questão de mostrar isso ao levantar e balançar quatro dedos após tocar a raia.  Mas quem tocou a parede em seguida não foi Lochte e nem Pereira. Estes, que se mantiveram até os 40 m, 30 m finais no trio de frente, ficaram para trás. A nova geração chegou. O japonês Kosuke Hagino passou e levou a prata. O chinês Shun Wang foi bronze. Pereira? Caiu pra sétimo. Lochte? Quinto. Dizem que você pode perder a batalha, mas ganhar a guerra. Phelps ganhou as batalhas, a guerra e, se há algo além, também venceu.

A festa de ouro para o bronze
Mayra Aguiar era favorita a, no mínimo, chegar à final da categoria até 78 kg do judô - lá, era esperado o duelo com a americana Kyla Harrison, sua rival de anos e anos. Harrison chegou e foi ouro, mas Mayra perdeu por punição na semi. Sem problema: ganhou a luta do bronze, repetindo a cor da medalha que levou em 2012, e celebrou no pódio como se fosse ouro.

Foi engraçado ver as quatro atletas em cima do pódio na premiação. Mayra sorria e vibrava até mais do que a campeã Kayla Harrison. Enquanto isso, Audrey Tcheumeo, que terminou com a prata (e que derrotou Mayra), só foi soltar um sorriso mais sincero enquanto posava para as fotos.

Aos 25 anos, Mayra se tornou a primeira mulher do Brasil a conquistar duas medalhas em esportes individuais. No judô, só Aurélio Miguel, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo haviam conquistado duas láureas olímpicos.

Mayra Aguiar brinca no pódio (Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)

112 anos depois...
Um esporte voltou a ser disputado em Jogos Olímpicos nesta quinta após 112 anos de espera. O golfe saiu do "limbo" em que estava desde 1904, nos Jogos de Saint Louis-EUA. e com um toque brasileiro: Adilson da Silva foi o responsável pela primeira tacada da modalidade no Rio, sob olhares de uma pequena torcida que não lotava a também nada grande arquibancada.

Doping
​Demorou seis dias, mas os primeiros casos de doping foram registrados nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A nadadora chinesa Chen Xinyi e a corredora búlgara Silvia Danekova foram flagradas em exames antidoping e serão julgadas pelo Tribunal Arbitral o Esporte. As informações são do jornal "O Estado de SP".

O rugby é de Fiji
As Ilhas Fiji nunca haviam visto uma medalha de perto - de qualquer cor. Mas o rugby voltou aos Jogos em 2016, após 92 anos. E, com ele, veio a medalha. E, com ele, logo de ouro. Fii passeou no torneio olímpico com seus gigantes - que, na hora e receber as medalhas, ajoelharam no pódio. 

A final parou o país: o comércio fechou e um telão foi colocado no principal estádio de Fiji, na capital Suva.  Valeu a pena.

FEROZ KHALIL / AFP

Simones
​De tarde, Simone Biles. A americana, que já havia liderado as classificatórias e ganhado o ouro por equipes, fez o que dela se esperava: história. Foi a melhor em três dos quatro aparelhos da final individual geral e levou o ouro tranquilamente.

De noite, Simone Manuel. Superando Cate Campbell, que havia batido o recorde olímpico nas eliminatórias e nas semifinais dos 100 m livres (acabou a final em 6°), se tornou a primeira nadadora negra a conquistar um ouro em Jogos - empatou na decisão com a canadense Penny Oleksiak. Ambas Simone, ambas negras. Simbólico para os EUA.

Bellucci e Nadal
Thomaz Bellucci esteve a um game de cair para David Goffin. Quebrou o belga quando este sacava para ganhar o 1° game do duelo pelas oitavas de final e, a partir de então, empolgou: fez 7-5 e 6-4 e está nas quartas de final. Lá, já na sexta-feira, enfrenta Rafael Nadal, que até "se poupou" nesta quinta para encarar o brasileiro: desistiu da chave de duplas mistas. Mas não sem antes, é claro, bater Gilles Simon nas simples e, ao lado de Marc Lopez, se classificar para a final de duplas. Nas duplas mistas que m venceu foi o Brasil: Marcelo Melo e Teliana Pereira avançaram para as quartas de final.

Vôlei ressuscita rival
Os EUA haviam perdido os dois jogos anteriores. Mas o Brasil não conseguiu afundar de vez um dos favoritos ao ouro. Perdeu por 3 sets a 1 em um Maracanãzinho lotado e "ressuscitou" o rival.

Esportes coletivos
O handebol brasileiro conseguiu uma vitória histórica no masculino: até ao começo dos Jogos, o time nunca havia derrotado um europeu; agora, já bateu dois. Nesta quinta, derrotou a potência Alemanha, de virada e em jogo empolgante, para encaminhar vaga nas quartas. No basquete, uma derrota que complica a vida do time masculino, para a Croácia, e uma que eliminou o time feminino, para a França. No vôlei de praia, Larissa e Talita passearam e garantiram liderança do grupo; enquanto Evandro e Pedro se salvaram da eliminação com vitória sobre dupla da Letônia.

Medalhas
​A Eslováquia levou o ouro na canoagem slalom C2 masculina. No caiaque individual feminino, deu Espanha. No ciclismo em velocidade por equipe masculino, deu Grã-Bretanha. Na espada por equipes na esgrima feminina, o ouro foi romeno. A República Tcheca levou o ouro no judô masculino até 100 kg. No feminino até 78 kg, deu EUA. Na natação, os 200m peito fem. teve ouro para o Japão; nos 200 m costas masc., deu EUA. A China levou o ouro no tênis de mesa individual masculino.