Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Autoridades dizem que campo de golfe olímpico é unanimidade

Apesar de questionamentos do MP-RJ, George Hilton e Carlos Arthur Nuzman afirmam que empreendimento será benéfico à região

Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, segue envolvido em polêmica (Foto: Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio de Janeiro)
Escrito por

Após ter sido adiado no ano passado devido a um pedido da Federação Internacional de Golfe (IGF, na sigla em inglês) visando melhor crescimento da grama, o evento-teste da modalidade está sendo realizado nesta terça-feira no polêmico campo construído para os Jogos Olímpicos Rio-2016, na Barra da Tijuca. Para as autoridades presentes, a obra é unanimidade e só tratá avanços, tanto do ponto de vista ambiental quanto dos negócios. 

– O evento-teste foi planejado a partir do momento em que esteve pronto. Não é uma instalação diferente. Requer cuidados especiais e hoje temos reconhecimento da Federação Internacional e do Ministério Público, por meio de um relatório. Há uma unanimidade sobre o que foi feito – afirmou o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman.

Além dele, esteve presente o ministro do Esporte, George Hilton, que destacou os supostos benefícios causados pelo empreendimento. A área ainda é alvo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O órgão questiona a validade da licença ambiental concedida pela Prefeitura e pede a recuperação da vegetação.

– Conseguimos cumprir o cronograma e hoje vemos o benefício que o campo trouxe para a região. Uma demonstração clara de que nós temos a responsabilidade de que uma Olimpíada como essa seja feita dentro de todas as normas ambientais. O esporte ressurge e tenho certeza de que o golfe será muito praticado. A Olimpíada deixará esse legado, de disseminar a modalidade em todo o país – disse Hilton.

Um laudo pericial em que a Prefeitura aponta benefícios à Área de Proteção Ambiental de Marapendi, onde está o campo, foi a última movimentação do processo. O promotor responsável encaminhou o documento para análise técnica e aguarda um parecer.