Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

WSL: quem são os maiores campeões mundiais de surfe?

Kelly Slater lidera, e Gabriel Medina é o representante brasileiro entre os grandes vencedores

Longevidade de Kelly Slater no surfe é impressionante (Foto: Kenny Morris/World Surf League)
Escrito por

O maior vencedor da história da Liga Mundial de Surfe é o norte-americano Kelly Slater, com onze títulos. O surfista conquistou o circuito em três décadas diferentes (1990, 2000 e 2010), sendo a primeira vez em 1992 e a última em 2011. Até hoje, aos 51 anos, a lenda do esporte compete profissionalmente.

Depois de Slater, o maior vencedor é o australiano Mark Richards, com cinco títulos conquistados entre as décadas de 1970 e 1980. Na sequência, um grupo de quatro surfistas tem três troféus na prateleira: o norte-americano Tom Curren, o havaiano Andy Irons, o australiano Mick Fanning e o brasileiro Gabriel Medina.

+ WSL Finals: entenda o formato de disputa da decisão mundial do surfe

Medina foi responsável por conquistar o primeiro título mundial da história do surfe brasileiro, em 2014. Além de voltar a vencer duas vezes, ele abriu as portas para o início da "brazillian storm": Adriano de Souza, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo também conquistaram títulos desde então. O último, Filipinho, se tornou bicampeão neste sábado (8).

Gabriel Medina foi campeão mundial em 2014, 2018 e 2021 (Foto: Matt Dunbar/World Surf League)

+ Quais países têm mais títulos na WSL, o campeonato mundial de surfe?

A maior campeã mundial de surfe feminino é a australiana Stepanhie Gilmore, com oito conquistas. A segunda colocada também é da Austrália, Layne Beachley. A terceira é a havaiana Carissa Moore, que poderia ter ampliado a contagem, mas perdeu a final para Caroline Marks no sábado (9).