Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veterano que tenta se formar pela sexta vez disputa JUBs aos 35 anos

Gil Pires encarou ciclo olímpico, disputou Mundiais e acumulou conquistas, mas não conseguiu completar o curso de Educação Física. Em Goiânia, ele é destaque da UNIPÊ

Gil Pires joga habdebol pela UNIPÊ (Foto: Reprodução)
Escrito por

Jogador profissional de handebol, Gil Pires, de 35 anos, mudou de clube e de estado diversas vezes no decorrer da carreira. A cada mudança, precisava trocar também de faculdade, o que explica a longevidade do atleta nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele já defendeu a UNIVERSO-RJ, a UNIP-SP e desde o ano passado, representa a UNIPÊ-PB.

- Quando mudei para a UNIPÊ, estava com 23 matérias concluídas, mas eles só aproveitaram oito. Todas as vezes que mudei de faculdade, eu retroagi muito no curso - explicou o jogador.

O handebol entrou para a vida dele relativamente tarde. Aos 16 anos, o atleta começou a jogar na escola a convite do professor e técnico do time que representava a instituição e logo se sobressaiu.

- Com seis meses, eu já estava na seleção de clubes do estado para disputar os Jogos da Juventude - disse o jogador.

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, ele acabou se mudando para o Rio de Janeiro, quando foi contratado pelo time do Vasco da Gama. Paralelamente, Gil começou o curso de Educação Física na UNIVERSO-RJ e passou a fazer parte da equipe de handebol, ajudando na conquista de títulos importantes para a universidade. Jogou quatro JUBs pela UNIVERSO e foi três vezes campeão.

O jogador defendeu a Seleção Brasileira de Handebol e foi campeão dos Jogos Sul-Americanos de 2010, em Medellín. Também disputou Campeonatos Mundiais, Jogos Pan-Americanos e o ciclo olímpico de Londres. Gil rodou o Brasil e defendeu times do Rio, de Santa Catarina e do Paraná, além de jogar em clubes considerados os maiores do país, como o São Caetano, a Metodista/São Bernardo e o Taubaté, todos do estado de São Paulo.

Além do handebol de quadra, Gil também é atleta da Seleção Brasileira de Handebol de Praia desde 2004. 

No JUBs 2016, o handebol masculino da UNIPÊ-PB ficou em quinto lugar. Este ano, segundo Gil, o objetivo da equipe é ir à final. Apesar de toda a experiência, o atleta diz que o time se preparou especificamente para essa competição.

- Nós criamos o hábito de treinar quatro ou cinco vezes por semana. Nosso treinador fez toda uma preparação para chegarmos aqui na ponta dos cascos e tentar levar a nova geração da Paraíba às finais - completou.

A disputa da primeira divisão do Handebol masculino começou na terçã-feira, no ginásio do Colégio da Polícia Militar de Goiás, unidade Hugo de Carvalho Ramos. Em jogo apertado pelo Grupo A, a UNIPÊ-PB estreou com vitória pelo placar de 35 a 30 contra o time da UNIVERSO-RJ. O outro duelo do grupo, entre UNIP-SP e FSBA-BA, terminou com a vitória dos paulistas por 41 a 30.

Pelo Grupo B, UNIVALI-SC e UFMA-MA fizeram o primeiro jogo. Em seguida, as equipes da UNINASSAU-PE e da UCDB-MS completaram a rodada.