Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Torneio feminino do Superpraia inicia nesta quinta-feira

A competição ocorre na praia de Icaraí, em Niterói (RJ), e contará com 16 duplas divididas em quatro grupos 

Ágatha busca seu terceiro título do Superpraia (Foto: Paulo Frank/CBV)
Escrito por

A praia de Icaraí recebe, a partir desta quinta-feira, as principais duplas do vôlei de praia brasileiro para a disputa do Superpraia. A quarta edição do torneio vai até o domingo, em Niterói (RJ), e é aberto ao público, com entrada franca. As primeiras a entrar em ação serão as 16 duplas femininas que têm as campeãs do Circuito Brasileiro, Larissa e Talita (PA/AL), como cabeça de chave número um.

Mas não é só a dupla líder do ranking nacional que chega com destaque ao torneio. Das três edições já realizadas do Superpraia a paranaense Ágatha chegou ao lugar mais alto por duas vezes. Ela, que venceu a competição em 2015 e 2016 ao lado de Bárbara Seixas, tentará a partir desta quinta-feira conquistar mais uma vez o torneio, mas com a nova parceira, a jovem Duda.

- Eu não faço uma relação com os dois anos anteriores com a temporada atual, pois são situações bem diferentes. No outro time já tínhamos três ou quatro anos juntas, agora, com a Duda, estamos ainda no começo. Pelo que apresentamos até agora, eu e a Duda temos condições de irmos muito bem no tornei. Viemos com o mesmo espírito que chegamos em todos os torneios, que é o de lutar pelo lugar mais alto do pódio. Se isso vai se confirmar, aí não temos como garantir, os outros times também se preparam e chegam aqui com esse mesmo objetivo. Dentro de quadra é que vamos ver - comentou a jogadora.

Além de defender o título, a medalhista olímpica afirma que há outros fatores que fazem do Superpraia uma competição especial. Para Ágatha estar na disputa com as melhores duplas do país é um combustível extra para entrar em quadra.

- Este é o evento mais importante do Circuito Brasileiro, tem a premiação praticamente dobrada, são muitos fatores que dão uma motivação extra. A gente sabe que tem um glamour diferente, com a participação das melhores duplas da temporada, então queremos ir muito bem. 

A decisão feminina está programada para a noite deste sábado. Já a competição masculina terá início nesta sexta-feira e a final acontece na manhã do domingo.

No histórico da competição, que é realizada desde 2014, os campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) dominam entre os homens e ficaram no topo do pódio em todas as edições. No feminino, a primeira edição, em Salvador (BA), em 2014, Taiana e Talita venceram, enquanto nos dois anos seguintes, em Maceió (AL) e João Pessoa (PB), Ágatha e Bárbara foram bicampeãs.

No naipe feminino estão inscritas as duplas Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE), Taiana/Elize Maia (CE/ES), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Juliana/Carol Solberg (CE/RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Lili/Josi (ES/SC), Tainá/Victoria (SE/MS), Renata/Thati (RJ/PB), Rachel/Izabel (RJ/PA), Semírames/Luiza Amélia (SP/CE), Maria Elisa/Carol Horta (PE/CE), Andrezza/Vivian (AM/PA), Érica Freitas/Neide (MG/AL), Flávia/Rafaela (RJ/PA) e Fabrine/Carol Won-Held (BA/RJ).

Estão inscritos no naipe masculino Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Pedro Solberg/Guto (RJ), André/Evandro (ES/RJ), Hevaldo/Oscar (CE/RJ), Thiago/George (SC/PB), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Vitor Felipe/Jô (PB), Pedro/Felipe Cavazin (PB/PR), Benjamin/Moisés (MS/BA), Bruno/Fernandão (AM/ES), Márcio Gaudie/Jeremy (RJ), Averaldo/Léo Vieira (TO/DF), Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR), Gilmário/Bernardo Lima (PB/CE) e Luciano/Harley (ES/DF).