Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quenianos dominam principais provas da Maratona do Rio

Elijah Kipkemei e Priscila Lorchima são campeões da prova de 42km. Africanos mostraram força na Meia Maratona: queniano Willian Kibor e tanzaniana Failuna Abdi vencem

Elijah Kipkemei vence Maratona do Rio (Foto: Pedro Martins/Divulgação)
Escrito por

Em uma linda manhã de sol, o clima foi de muita festa e confraternização entre os 29 mil corredores que participaram da 14ª edição da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro neste domingo, dia 29 de maio. A supremacia africana no evento chamou a atenção: na prova de 42 km, os quenianos Elijah Kipkemei Kemboi e Priscila Lorchima não deram chance para os seus adversários e se sagraram campeões. Na Meia Maratona, mais domínio dos estrangeiros: o queniano Willian Kibor e a tanzaniana Failuna Abdi Matanga mantiveram um ritmo forte durante todo o percurso e subiram no lugar mais alto do pódio. Novidade na edição deste ano, os pontos de música ao longo do percurso e o show do grupo Groove Bloco no Aterro do Flamengo foram pontos altos do evento, animando corredores e o público presente.

A prova de 42 km teve largada no Recreio dos Bandeirantes com o pelotão de elite correndo no mesmo ritmo. Na altura da praia da Reserva, os corredores passaram a formar dois grupos, e a partir do Leblon, três quenianos passaram a travar uma eletrizante disputa pelo primeiro lugar. No final, vitória de Elijah Kipkemei Kemboi, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h17min09s. O segundo lugar ficou com seu conterrâneo Dickson Kimeli Cheruiyot seguido por Willy Kangogo Kimutai, bicampeão da prova e detentor do recorde dos 42 km na competição carioca (2h14min57s), marca obtida no ano passado. O melhor brasileiro da prova foi Ubiratan José dos Santos, que ficou na quarta colocação; Sergio Celestino da Silva completou o pódio.

- Foi uma prova muito difícil porque estava muito quente. O clima aqui é muito úmido e o sol estava muito forte. Mas corri bem e fiz um dos meus melhores tempos em maratonas - declarou Elijah Kemboi, vencedor da Maratona.

Melhor brasileiro na corrida, o pernambucano Ubitaran comemorou bastante o seu resultado e comentou sobre a prova, cujo percurso ele nunca tinha feito:

- A prova tem várias partes com subida, eu esperava um percurso mais plano. Não estou acostumado a treinar em lugares com relevo, então fiquei feliz com o resultado, pois foi minha primeira prova no Rio e ela é bem difícil.

Já na prova feminina, o Quênia dominou o pódio mais uma vez: com o tempo de 2h41min23s, Priscila Lorchima chegou em primeiro, seguida pela também queniana Leah Jerotich. A terceira colocação ficou com a brasileira Mirela Saturnino. A queniana Nelly Jepkurui e a brasileira Rejane Ester Bispo completaram o pódio, chegando em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Quênia e Tanzânia no topo do pódio nos 21 km
Na Meia Maratona, os africanos continuaram com tudo: na disputa masculina, vitória do queniano Willian Kibor, com o tempo de 1h03min54s, seguido de perto pelo seu conterrâneo Robert Kiplorir Kipchumba, que chegou apenas um segundo atrás do campeão. Os brasileiros Giovani dos Santos, Valério de Souza e Gilberto Silvestre chegaram na terceira, quarta e quinta colocação, respectivamente.

Na prova feminina, a tanzaniana Failuna Abdi Matanga dominou a disputa e venceu com o tempo de 1h13min59s. O segundo lugar ficou com a queniana Esther Chesang Kakuri, enquanto as brasileiras Viviane Amorim, Ana Paula do Nascimento e Andrea Folegatti completaram o pódio da Meia Maratona.

Nos 6 km, Brasil venceu no masculino e no feminino
Na Olympikus Family Run, dois jovens brasileiros levaram a melhor sobre seus adversários: no masculino, vitória de Welerson Rafael Pires, de 20 anos, que percorreu os 6 km da prova em 18min59s. Na disputa feminina, quem levou a melhor foi Antonia Keila da Silva, de 22 anos, que concluiu o percurso em 22min02s.