Maria Ieda fica em quarto no Pan e fatura vaga olímpica no pentatlo

Brasileira encerra disputa do pentatlo moderno fora do pódio, mas segura vaga nas Olimpíadas de Tóquio com 1.307 pontos

Maria Ieda Guimarães - Pentatlo Moderno
Brasileira garantiu vaga olímpica após obter melhor pontuação entre atletas que ficaram fora do pódio (Divulgação)

Escrito por

Maria Ieda Guimarães ficou perto de conquistar uma medalha da disputa do Pentatlo Moderno deste sábado. Mas, apesar de o bronze não ter vindo, a atleta brasileira ainda teve motivo para comemorar. Quarta colocada na classificação geral, com 1.307 pontos, Maria Ieda se despediu do Pan de Lima com vaga nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Esta foi a primeira participação da atleta no Pan e a concorrência foi difícil de driblar. Após passar pelas provas de natação e esgrima, a brasileira ficou na quinta colocação. No hipismo, ela ficou em terceiro e assumiu o segundo lugar na classificação geral, atrás apenas da mexicana Mariana Arceo Gutierrez, que levou a medalha de ouro ao somar 1.392 pontos.

As provas de corrida e tiro a laser tiraram Ieda do pódio, mas o quarto lugar veio com gosto de uma grande vitória. A vencedora da prata foi a americana Samantha Achterberg, com 1.338 pontos, seguida pelo bronze da cubana Leydi Lopez (1.327 pontos).

Atletas disputam vaga para Tóquio-2020
O Brasil ainda teve duas outras atletas em boas colocações no geral. Isabela Abreu ficou em sexto lugar, com 1.286 pontos, e Priscila Oliveira foi a 11ª colocada, com 1.232 pontos.

As disputas em Lima vão render aos atletas dez vagas olímpicas, sendo cinco para cada gênero nas disputas individuais. Destas, duas serão ocupadas pelos dois melhores colocados entre países das América do Norte e Central. Os melhores da América do Sul também levam duas vagas; e a quinta é para o melhor atleta das Américas que não seja do mesmo país já classificado.

Sendo assim, as atletas que ocuparam o pódio do Pentatlo Moderno deste sábado estão garantidas nas Olimpíadas, assim como Maria Iêda e a equatoriana Lourdes Hernadez, que ficou em 13º lugar.

Apesar de Isabela e Priscila terem se saído melhor do que a atleta equatoriana, elas não conseguiram a vaga por conta do limite estabelecido pelo comitê organizador, que determina apenas uma vaga para a atleta melhor classificada por país participante do Pan. Como Maria Ieda ficou na frente, ela conquistou a vaga.

Provas do Pentatlo Moderno continuam neste domingo
A participação das mulheres terminou neste sábado. Porém, o Brasil ainda conta com Danilo Fagundes e Felipe Nascimento na disputa da prova masculina que acontece neste domingo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter