Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Olimpíada de Tóquio-2020 revela novo logo após acusações de plágio

Nova marca dos Jogos faz referência à milenar cultura japonesa, com um padrão em formato de xadrez criado pelo país no período Edo, de 1603 a 1867

Novos logos da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio-2020 foram divulgados nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)
Escrito por

A Olimpíada de Tóquio, no Japão, já tem uma nova cara. Após acusações de plágio com o antigo logo dos Jogos de 2020, a organização abriu um concurso público para a escolha da nova marca, que reuniu 10,666 projetos.

O desenho vencedor, do artista local Asao Tokolo, de 49 anos, faz referência ao padrão xadrez "ichimatsu moyo", criado pelos japoneses durante o período Edo, de 1603 a 1867. A marca, na cor azul indigo, expressa a "refinada elegância e sofisticação japonesa", de acordo com a descrição do projeto no site dos Jogos.

Segundo o Comitê, as três variedades de formas retangulares representam os diferentes países, culturas e modos de pensar, incorporando a mensagem de "união na diversidade". O logo foi apresentado por Ryohei Miyata, diretor do comitê de emblemas.

- A partir de hoje, essa marca servirá como o rosto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio-2020. Espero que estes emblemas sejam populares com pessoas de todos os lugares - disse Miyata.

O motivo da escolha do novo logo se deu devido às diversas acusações de plágio sofridas pela antiga marca. Em setembro de 2015, o desenho criado por Kenjiro Sano foi retirado dos documentos oficiais pelo Comitê Organizador dos Jogos, por se parecer com o design de Olivier Debie para o Teatro de Liege, na Bélgica.

Os organizadores dos Jogos, porém, disseram que a mudança não teve a ver com o imbróglio envolvendo o belga. A troca, segundo eles, aconteceu devido à falta de apoio popular à logomarca.

Antigo logo dos Jogos: Teatro de Liége (esquerda) e Tóquio-202 (direita)