Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

EUA e Argentina confirmam participação no Desafio Raia Rápida

Disputa realizada no Parque Aquático Maria Lenk terá ídolos da natação como o bicampeão olímpico Anthony Ervin (EUA) e Federico Grabich (Argentina)

Anthony Ervin (EUA) é uma das atrações do Desafio Raia Rápida (Foto: AFP)
Escrito por

Feras da natação mundial participam, neste domingo, do Desafio Raia Rápida, no Parque Aquático Maria Lenk (RJ). Os brasileiros Etiene Medeiros, Bruno Fratus e João Gomes Jr., além do italiano Fabio Scozzoli são alguns dos nomes mais badalados na competição. Além das estrelas já confirmadas, os times dos EUA e Argentina prometem belos confrontos dentro d´água. A equipe americana trará Anthony Ervin, bicampeão olímpico nos 50m livres. Já o destaque entre os hermanos é Federico Grabich, um dos melhores atletas da história da natação argentina.

A disputa será no domingo, mas nesta sexta-feira todos os atletas promoverão um treino aberto, além de participar de uma clínica de natação com crianças de projetos sociais. No domingo, os 16 nadadores competirão em provas individuais e por equipe nos 50m. Os brasileiros e americanos estiveram presentes em todas as edições desde 2012. Os italianos participam desde 2015, enquanto os argentinos farão sua estreia. Pela primeira vez, o Raia Rápida será disputado por homens e mulheres.

Entre os americanos...

A sensação do momento é o americano Anthony Ervin, que conquistou o ouro nos Jogos Rio-2016 e repetiu o feito que havia conseguido em Sydney-2000, quando também venceu os 50m livre. O experiente nadador dividirá a responsabilidade com Kendyl Stewart, bronze nos 100m borboleta no Pan-Pacífico de 2014. Hellen Moffitt é atual campeã mundial universitária dos 100m borboleta. Aos 22 anos, ela passa pelo melhor momento de sua carreira conseguindo pódios nas fortíssimas competições americanas e chegando a seleção dos Estados Unidos.

No Raia Rápida, Hellen reencontrará Elena Di Liddo e Daynara de Paula, adversárias que venceu na Universíade. Chuck Katis, bronze nas 100 e 200m peito no NCAA (Campeonato Universitário Americano) em 2015, fecha a equipe dos Estados Unidos. A equipe norte-americana lutará pelo bicampeonato no Desafio Raia Rápida.

Estreia dos 'hermanos'

Participando pela primeira vez do Desafio, os argentinos tentarão surpreender os rivais. Com nadadores experientes e especialistas em seus estilos, eles virão dispostos a brigar pelo título. Federico Grabich, do nado livre, é considerado um dos melhores atletas da história da natação argentina e já conquistou uma medalha de bronze nos 100m no Mundial de Kazan, em 2015. Já Andrea Berrino é uma grande conhecida do público brasileiro. Apesar de ser argentina, a nadadora, especialista em nado costas, compete no Brasil desde 2015 e inclusive venceu a prova dos 100m costas, no Troféu Maria Lenk, neste ano.

Completando a lista, Facundo Miguelena, nadador do estilo peito, é detentor de cinco recordes nacionais e também conquistou a medalha de bronze nos 100 e 200m no Sul-Americano de Mar del Plata, em 2014. E María Belén Díaz também é a atual recordista nos 50m borboleta, tanto em piscina curta, quanto longa. A atleta também é campeã sul-americana no revezamento 4x100m medley, em 2016, Assunção.