Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dona de ‘90% do ouro olímpico’ de Rafaela Silva lança curso no Rio

Uma das principais responsáveis por manter a judoca no tatame, coach Nell Salgado espera formar profissionais na área, com palestras da atleta, de Geraldo Bernardes e Flávio Canto<br>

André Luiz Mello/Photo News
Escrito por

Conquistar uma medalha de ouro olímpica não é uma tarefa simples. Chegar ao topo do pódio apenas quatro anos depois da maior decepção de sua vida, então, muito menos. Mas foi exatamente isso que a judoca Rafaela Silva conseguiu realizar nos Jogos Rio-2016 com uma ajuda especial. Sua coach, Nell Salgado, é tida como a maior incentivadora da atleta no ciclo olímpico e, neste sábado, lançou um curso pioneiro para formar profissionais, no Rio de Janeiro.

Após a disputa dos Jogos de Londres (ING), em 2012, Rafaela cogitou parar de lutar por conta de diversas ofensas racistas recebidas após a desclassificação na Inglaterra. Assim, coube à Nell demover a futura campeã mundial (2013) e olímpica (2016) da ideia.

- Tenho certeza que 90% da minha medalha eu devo à Nell. Quando eu pensei em parar de competir, foi ela que me trouxe de volta e me recuperou para o esporte. Tudo que conquistei desde 2012, depois dos Jogos de Londres (ING), teve o dedo dela. Me orgulho por trabalhar com ela - afirmou Rafaela, cuja resposta causou surpresa na própria coach:

- Ela disse isso? Poxa (risos). O protagonista é o atleta, sou apenas uma ferramenta para moldar ela. O mais legal é ela acreditar no trabalho, e termos essa parceria para seguir evoluindo e crescendo. Isso só foi possível porque ela acreditou no nosso trabalho - completou Nell.

Neste sábado, no Hotel Novotel, na Barra da Tijuca (RJ), Nell lançou o primeiro curso para coaching esportivo do país, com início em maio, com a primeira turma sendo atendida entre os dias 28 de junho e 2 de julho. Antes mesmo de a turma inicial ocupar as salas, a metodologia já tem volta confirmada, em 2018, em Peru e Portugal, além do Brasil.

- Para mim é um prazer participar de um evento como esse. Somos uma família que almeja construir sonhos juntos. Se ela me chama, tenho de ir (risos). A Nell é muito importante para a Rafaela e as crianças do Reação, e faz parte da nossa família. Infelizmente, não tive o privilégio de ter coaching na minha época. Mas a Rafaela é uma prova viva da importância desse trabalho. Ela ia parar de lutar em 2012, e a Nell a convenceu a voltar. Tiro o chapéu para ela - analisou o ex-judoca Flávio Canto.

- É muito importante termos a Nell presente no Instituto Reação, porque podemos nos preocupar apenas com a parte técnica, enquanto ela cuida do psicológico dos alunos - disse o ex-técnico de Canto e atual de Rafaela, Geraldo Bernardes.

Durante o evento, Nell, Rafaela, Canto e Bernardes palestraram e explicaram suas relações com a coach. Com um trabalho diferenciado no país, a profissional atende diversos atletas de alto rendimento, em busca de um impulso rumo ao sucesso esportivo.

- Estou muito feliz. Esse evento foi um sucesso. A proposta, que era falar um pouco sobre meu trabalho de coach, que culmina com a valorização desse tipo de profissional, me deixa contente. As pessoas que estiveram aqui, têm o mesmo tipo de proposta que eu. E, agora, vamos arrebentar no curso - comentou a coach, antes de completar:

- Iremos formar muita gente legal. Essas pessoas que vou formar, irei trazer para a minha equipe. Queremos levar o coaching para clubes, atletas, para o Brasil inteiro. Isso é muito importante.