Maratona do Rio de Janeiro será mais rápida em 2020

Com retirada do Túnel 450 do percurso,  aumentam as chances para obtenção de índices para provas internacionais, como a Maratona de Boston

Alteração no percurso da Maratona do Rio torna a prova mais rápida. (Divulgação)
Alteração no percurso da Maratona do Rio torna a prova mais rápida. (Divulgação)

Escrito por

Fala, corredores, tudo bem? Para quem não me conhece, meu nome é Silvio Boia, apresentador do "Programa Kilometragem" no Youtube e Instagram. Estou invadindo este espaço para trazer uma boa notícia para vocês: a Maratona do Rio será rápida em 2020. A prova, que acontecerá no dia 14 de junho, terá mudanças no percurso.

Pois bem, o percurso original da Maratona do Rio, que tem largada no Recreio dos Bandeirantes e chegada no Aterro do Flamengo, percorrendo boa parte das praias da Zona Oeste e todas da Zona Sul, teve de ser alterado este ano (2019) devido o fechamento da Avenida Niemeyer por causa das chuvas em abril. Isso forçou a organização da prova a buscar um percurso alternativo para o evento, que, aliás, já agradou muito por vários fatores.

A largada passou a ser mais cedo, às 5h30m, e também facilitou a logística, com largada e chegada no Aterro do Flamengo. A saída da organização foi fazer um percurso que, saindo em frente à Praça Cuauhtemoque, passasse pelo Centro e num trecho da região portuária, voltasse para a Zona Sul, seguisse até a Praia do Leblon e retornasse para finalizar no Aterro. Um ponto interessante do novo percurso foi a interação entre os atletas que se viam passando de um lado para o outro, além de poder ver a elite em diversos pontos, algo que anteriormente era impossível.

Como o percurso alternativo foi montado em 20 dias, dependia de várias liberações e, com isso, a organização juntamente com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) optaram por passar pelo Túnel 450 anos, que tornou a prova mais dura que o esperado já no primeiro trecho, além de deixar de ver trechos lindos da região.

Mas isso não vai acontecer em 2020. Em entrevista ao meu canal no Youtube, João Traven, um dos idealizadores e organizadores da prova, disse, com exclusividade, que a edição do ano que vem NÃO TERÁ O TÚNEL! Sim, em letras maiúsculas para deixar claro que a Maratona do Rio vai será rápida e plana e com tendência a quebra de recordes. Um outro ponto positivo será a real possibilidade de obtenção de índices para provas rápidas como a Maratona de Boston, por exemplo. É ou não uma excelente notícia? Mas não para por ai.

Com a saída do Túnel 450 anos do percurso, entram para o percurso o Distrito Naval e o Museu do Amanhã, trechos que fizeram parte da maratona das Olimpíadas do Rio, em 2016. É ou não uma excelente novidade? É claro que todos sabemos das belezas e importância do percurso original da prova, passando pelo Elevado do Joá e pela Avenida Niemeyer.

Mas, como o próprio João Traven disse, não se trata de uma festa de aniversário de criança, onde pode se mudar de lugar facilmente:

- Se trata de uma maratona com toda a estrutura e segurança que ela exige para o bem estar dos atletas.

Ao meu ver, o percurso de 2020 vai agradar e muito a todos nós corredores.

Outra novidade é a retirada do Túnel Marcelo Alencar do percurso dos 10km, que também acontecerá no dia 14 de junho, tornando também essa prova mais rápida. A meia maratona, que vai ser disputada no sábado, dia 13, o percurso deste ano foi mantido, com largada no Leblon, indo até a Centro e terminando no Aterro, em frente à Praça Cuauhtemoque. Os 5km também não foi alterado.

Gostou das novidades? As inscrições estão abertas para as distâncias de 21km, 42km e Desafio Cidade Maravilhosa, que reúne as duas provas. Já as inscrições para os 5km, 10km e Maratoninha (prova infantil) vão abrir em breve.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter