Metaspeed Sky+ e Metaspeed Edge+ são os novos lançamentos da Asics. (Divulgação)

Metaspeed Sky+ e Metaspeed Edge+ são os novos lançamentos da Asics. (Divulgação)

Iúri Totti
24/06/2022
16:30
Corrida Informa

A Asics está lançando as novas versões do tênis de corrida Metaspeed. Os modelos têm maior sofisticação em sua tecnologia, proporcionando mais conforto, estabilidade e amortecimento, e foram apresentados no evento Asics Meta: Time: Trials, realizado em Málaga, na Espanha.

A primeira edição do Metaspeed foi lançada em 2021 e as atualizações para 2022 dos modelos apresenta agora o Metaspeed Sky+ e Metaspeed Edge+. A Asics utilizou dados obtidos em competições dos seus atletas de elite para refinar o design do produto e atender aos dois principais estilos de corrida (stride e cadência), garantindo aos atletas melhor performance pela capacidade de adaptação às necessidades específicas de cada tipo de corrida.

Desde seu lançamento, os tênis da linha Metaspeed tem ajudado corredores de elite no desempenho e conquista em grandes competições internacionais, incluindo medalhas de ouro no triathlon masculino e feminino nas Olimpíadas de Tóquio 2020, além de estar presente em mais de 200 recordes pessoais.

O design único do modelo Metaspeed SKY+, para corredores stride, e o modelo Metaspeed Edge+, para atletas do estilo cadência, continuam como principal foco dos insights dos cientistas do Instituto de Ciências do Esporte da Asics (ISS, em inglês): a performance dos atletas é aprimorada quando correm com calçados que otimizam especificamente o seu estilo de corrida. Desta forma, a Asics criou atualizações dos dois modelos para que todos tenham a oportunidade de um desempenho mais rápido dentro do seu estilo escolhido.

Ambos os modelos trazem um aumento na tecnologia FF Blast Turbo, presente na entressola, e um posicionamento mais direcionado das placas de carbono para garantir que os atletas elevem a distância da passada e ganhem um aumento de velocidade de uma maneira próxima ao natural do seu estilo de corrida.

Os cientistas do ISS foram capazes de medir os ganhos que estes avanços nos dois novos modelos de Metaspeed trouxeram aos atletas de elite. A conclusão foi feita a partir do uso dos tênis para os dois principais estilos de corrida e como resultado observaram um aumento positivo na performance.

Testes iniciais já apresentavam que o Metaspeed Sky+ e o Edge+ aumentavam a economia do tempo gasto na corrida em mais de 2% ao ser comparado com outros modelos tradicionais de corrida da Asics, oferecendo a todos os corredores a oportunidade de superar seu próprio tempo recorde.

O Asics Metaspeed Sky+

Desenhado para auxiliar corredores do tipo stride, os que dão uma passada mais longa quando começam a aumentar sua velocidade, aumentando também consideravelmente a distância da passada, o Metaspeed Sky+ possui tecnologia energética FF Blast Turbo, localizada na entressola, além de uma placa de carbono propulsora, precisamente aplicada para um maior ganho de retorno no movimento. Os atletas que usam este modelo conseguem reter mais energia enquanto mantêm seu ritmo durante as fases finais da corrida.

O Asics Metaspeed Edge+

O Metaspeed Edge+ foi pensado para ajudar corredores do tipo cadência, que são os que apresentam passadas menores, porém com ritmo mais rápido, aumentando a distância percorrida enquanto permite um controle mais simples durante as corridas. Atletas que escolhem esse modelo experimentam uma rápida sensação de conforto e estabilidade sob os pés, devido à espuma energética da entressola e a placa de carbono que gera propulsão, aplicada para um movimento de ciclo da passada mais eficiente, permitindo que a passada seja alongada e conserve energia, enquanto controla o ritmo da corrida.

Os novos modelos da série METASPEED™+, que já estão à venda em lojas virtuais e físicas, foram desenvolvidos e testados com alguns dos maiores atletas de alta performance do mundo, dentre eles os brasileiros Ederson Vilela, corredor de longa distância e medalhista de ouro nos 10.000m dos Jogos Pan-Americanos de 2019; Jeisson Suarez, maratonista colombiano multicampeão que teve o seu melhor tempo pessoal no Summit em Málaga; e a maratonista Valdilene dos Santos, únicos atletas do país a receberem em primeira mão o novo modelo.

Preocupação com a sustentabilidade

No campo da sustentabilidade, o uso de materiais reciclados e de baixa emissão de CO², bem como de fontes de energia renovável, ajudam na meta da Asics de reduzir a emissão de CO² para 63% em todas as operações diretas e da cadeia de suprimentos até 2030. Entre as iniciativas ambientais globais com as quais a empresa se comprometeu estão a RE 100, que prevê o uso exclusivo de energia renovável em suas atividades, e o The Fashion Pact, que visa mitigar a mudança climática, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos.

A Asics, por meio da plataforma Mind Uplifter, também está permitindo que atletas em todo o mundo vejam, pela primeira vez, o impacto do movimento em suas próprias mentes. Usando uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e coleta de dados de autorrelato, as pessoas serão capazes de capturar o impacto do esporte em dez métricas emocionais e cognitivas – incluindo confiança, positividade, calma e foco – para ver como diferentes esportes impactam como pensam e sentem.