Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBDA define Comissão Nacional de Atletas com 14 representantes

A partir de agora, haverá seis atletas de Natação, dois de Nado Artístico, dois da Maratona Aquática, dois dos Saltos Ornamentais e dois do Polo Aquático

Estatuto da entidade passará por alterações (Foto: Divulgação)
Escrito por

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos passou por alterações em seu estatuto. Nesta terça-feira, em assembleia realizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, os 25 presidentes de federações presentes definiram que, a partir de agora, 14 atletas terão direito a voz nas decisões da entidade. O dia também foi de aprovação de contas do exercício de 2018 e calendário geral de eventos para 2019.

A decisão tomada pela Assembleia Extraordinária muda a configuração da Comissão Nacional de Atletas. Agora, o órgão terá 14 pessoas, sendo: seis representantes da Natação, duas do Nado Artístico, duas da Maratona Aquática, duas dos Saltos Ornamentais e duas do Polo Aquático, respeitando a paridade de gênero e de regionalidade.

O colégio eleitoral, então, fica da seguinte maneira: Federações (27 com peso seis), Atletas (14 com peso seis) e cinco clubes (com peso um).

As assembleias foram divididas em dois períodos. Pela manhã, foram debatidos temas como apresentação e aprovação das contas da CBDA no ano de 2018. Entre os assuntos do primeiro turno, também foi discutida a nova faixa etária de categoria das competições de Maratonas Aquáticas.

No período da tarde, os trabalhos seguiram com a aprovação do calendário de eventos de 2019. Além disso, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária para alteração no Estatuto da CBDA e adequação às determinações do Ministério do Esporte. Com essa alteração, os atletas passam a ter 1/3 dos votos, ou seja, 14 votos com peso de federação estadual a partir de agora. Antes, eles possuíam apenas um voto com peso de federação.