Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão da Volvo Ocean Race será definido neste domingo

Sprint final para Haia (Holanda) decide o vencedor da temporada 2017-18 da Volta ao Mundo. É a disputa mais apertada dos 45 anos de história do evento náutico

MAPRFE briga para ser campeão da Volvo Ocean Race (Foto: Ainhoa Sanchez/Volvo Ocean Race)
Escrito por

O campeão da Volvo Ocean Race será conhecido neste domingo. A regata entre Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda) é a última da temporada. O título está entre três equipes: MAPFRE, Dongfeng Race Team e Team Brunel. Quem chegar em primeiro é o campeão.

O MAPFRE lidera provisoriamente com o Dongfeng Race Team poucas milhas atrás. A diferença do primeiro ao sétimo não é maior do que 20 milhas.

A disputa é apontada como a mais apertada da história de 45 anos da Volta ao Mundo. Na última edição, por exemplo, o Abu Dhabi Ocean Racing chegou nas etapas finais com o título garantido.

Os barcos descem pela costa da Dinamarca neste sábado (23) e devem lidar com várias zonas de exclusão até a Alemanha. A aproximação a holandesa Haia deve ocorrer na madrugada de sábado.

Na ponta, o MAPFRE pode dar a um barco espanhol o primeiro campeonato da Volvo Ocean Race. O campeão olímpico Xabi Fernández está a cargo da façanha.

- Tivemos um começo ruim, mas depois voltamos muito bem e ficamos presos com Dongfeng o tempo todo. Eu posso ver o bigode de Charles (Caudrelier, comandante de Dongfeng) - brincou Xabi Fernández.

Apenas dois atletas espanhóis foram campeões, mas com esquipes de outros países. O navegador Joan Vila estava no alemão Illbruck em 2001 e Chuny Bermudez de Castro com Abu Dhabi em 2014-15.

Com chances reais, o chinês Dongfeng Race Team espera definir tudo no sprint.

- Eu acho que nós vamos dormir quando chegar a Haia. Nós só temos um pouco mais de um dia para completar e a Volvo Ocean Race. Temos que continuar fazendo de tudo - contou Pascal Bidégorry.

O comandante Charles Caudrelier já foi campeão da regata, em 2011-12, com o Groupama 4.

Mais atrás, o Team Brunel ainda sonha, mas decisões equivocadas da equipe nos primeiros dias de prova podem ter tirado a chance de Bouwe Bekking, veterano de 8 regatas, ser vencedor.

Há também uma grande batalha na parte de trás da da tabela onde Turn the Tide on Plastic e SHK / Scallywag lutam até o fim pelo sexto lugar para evitar a lanterna.

A previsão de chegada em Haia aponta entre 9h e 13h de domingo