Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bernal confirma título da Volta da França e ciclismo tem novo astro

Etapa deste domingo confirmou o título de Egan Bernal, o primeiro colombiano a vencer a prova. Aos 22 anos, ele mostra que será o grande nome deste esporte daqui para frente<br>

O colombiano Egan Bernal sagrou-se, aos 22 anos, o mais jovem ciclista campeão nos últimos 80 anos (Foto: AFP)
Escrito por

Com a tradicional etapa comemorativa de chegada no Champs Élysées, terminou neste domingo o Tour de France-2019, a mais importante e tradicional prova do ciclismo. Como era esperado, o colombiano Egan Bernal, que entrou na etapa com 1m11s de diferença para o britânico Geraint Thomas, completou a prova e sagrou-se, aos 22 anos, o mais jovem ciclista campeão nos últimos 80 anos e o primeiro sul-americano a ficar no lugar mais alto do pódio (seus compatriotas Nairo Quintana e Rigoberto Uran já foram vice-campeões). O tempo final de Bernal foi de 82h57m00s. Thomas foi o segundo e o holandês Steven Krijswick, o terceiro.

- É incrível. ainda estou assimilando, sei que a Colômbia está em festa. Não tenho como descrever e é só felicidade - disse Bernal, com muita timidez e humildade.

Por tratar-se de uma etapa quase festiva, com os ciclistas posando para fotos e tomando champanhe durante a prova, a única disputa do dia foi para ver qual dos sprinters seria o vencedor. E na última passagem pela rua mais famosa de Paris, Caleb Ewan, australiano da Lotto Soudals, foi mais forte do que Dylan Groenewegen e ficou na frente por meia bicicleta. Ele fecha a edição 2019 do Tour como o único a vencer três etapas.

Em terceiro lugar chegou Niccolo Bonifazio, italiano da Direct. O trio, assim como todos os competidores do pelotão, fizeram o mesmo tempo: 4h04m08s. Peter Sagan já tinha assegurado a camisa verde (campeão entre os velocistas) e terminou em décimo na etapa. Ele foi o top1 com 348 pontos, com Caleb em segundo com 248 pontos.

Outros campeões

O melhor montanhista foi Romain Bardet (com Bernal em segundo lugar), da Ag2r; a espanhola Movistar vencer por equipes; Julian Alaphilippe foi o ciclista mais combativo.

Quem é Bernal

Colombiano de 22 anos (13/1/1997) Egan Arley Bernal Gómez nasceu em Bogotá e viveu a infância em Zaquipará, ambas em altitude de 2.700m. Adolescente, foi campeão júnior na Colômbia, vice no Mundial Júnior em 2015, terceiro em 2016 e com 20 anos acabou contratado pela equipe mais forte do ciclismo, a Sky (hoje Ineos) . Estreou em 2018 nas provas do circuito mundial, ganhando etapas em duas provas relevantes: Tour da Romandia e Tour da Califórnia, além de ser o melhor jovem. Em 2019, venceu duas provas de ponta: Paris-Nice e Volta da Suíça. Com a conquista do Tour de France, já passa a ser cotado como um dos astros do ciclismo. E mais: ele é o primeiro ciclista em 80 anos a ser campeão com 23 anos ou menos; e o quinto ciclista que ganha a camisa branca (melhor jovem até 25 anos) e amarela (campeão geral).

Como Bernal chegou para o Tour

Tornou-se um dos favoritos assim que o principal ciclista da equipe, Chris Froome (tetracampeão da prova) sofreu grave acidente na Criterium, uma das provas de preparação para o Tour, quebrando clavícula, fêmur, costela e quadril. Sem Froome, Geraint Thomas foi colocado como primeiro ciclista da equipe (capitão) e Bernal o número 2. Numa situação como essa, caso o número 2 entre nas etapas finais com maior possibilidade de título, a equipe troca o posicionamento. Foi isso o que aconteceu com Bernal e Thomas (que acabou como vice-campeão). Aliás, em 2018, Thomas era o número 2 para Froome e nas etapas finais, foi ele que virou o capitão (e acabou campeão). Coincidência.

Equipe Ineos

A Sky (esta mesma empresa que no Brasil tem canais de TV por assinatura), disse que não investiria mais no ciclismo e que a equipe acabaria. Mas, em maio, a Ineos (empresa que fabrica plásticos) avisou que assumiria o time. Ocorreu uma gritaria geral, pois a Sky é uma empresa que faz muitas ações a favor do meio ambiente e a Ineos é uma das maiores poluidoras do mundo. Mas as reclamações se atenuaram e a Ineos pôde focar o trabalho para manter a hegemonia na Volta da França. E deu certo: nos últimos oito anos, o time venceu o tour sete vezes: Bradley Wiggins (2012), Chris Froome (2013, 2015, 2016, 2017), Geraint Thomas (2018) e Egan Bernal (2019). O único que furou a Sky/Ineos foi a Astana, com o italiano Vicenzo Nibali (hoje na Bahrain) em 2014.

Equipe Movistar

Embora tenha o ciclista campeão e o vice, a Ineos não foi a equipe campeã da Volta da França. Quem levou foi a Movistar. Isso ocorreu porque o tempo dos principais ciclistas de cada equipe é somado, descartado tempos extremos e, no fim das contas, a Movistar, que teve o 5º, 7º e 8º colocados, fez um tempo 20 minutos menor do que a Ineos.

Sagan recordista

Antes de a Volta da França começar, a imprensa especulava se Peter Sagan, provavelmente o maior velocista da história, estaria sem chance neste ano, pois vinha com resultados ruins, problemas familiares com a separação da esposa. Mas ele em um mês deu a volta por cima. Foi segundo colocado na Volta da Califórnia e foi o camisa verde (campeão por pontos) do Tour da França pela sétima vez, se tornando o maior vencedor entre os velocistas na história da prova. É cotado como favorito para ser o campeão mundial de 2019, em outubro, na Inglaterra (no Mundial a prova é de um dia, alternando provas de montanha alta, média e plana, neste ano a prova é plana). Caso vença, Sagan ganhará o Mundial pela quarta vez.

Quem venceu as etapas?

A etapa 1 foi vencida por Mike Teunissen. Depois: 2 - Contrarrelógio por equipe, Jumbo; 3 - Julian Alaphilippe; 4 - Elia Viviani, 5 - Peter Sagan; 6 - Dylan Teuns, 7 - Dylan Groenewegen; 8 - Thomas de Gendt; 9 - Daryl Impey; 10 - Wout Van Aert; 11 - Caleb Ewan; 12 - Simon Yates; 13 - Julian Alaphilippe; 14 - Thibaut Pinot; 15 - Simon Yates; 16 - Caleb Ewan; 17 - Matteo Trentin; 18 - Nairo Quintana; 19 - Prova terminada antes do fim, sem vencedor; 20 - Vicenzo Nibali; 21 - Caleb Ewan

Campeão sem vencer nenhuma etapa?

Bernal foi campeão pela regularidade. Manteve-se sempre próximo do líder, chegou a cair para o sexto lugar no início da última semana, mas nas provas de montanha tirou a diferença. E não ganhou nenhuma etapa. Na verdade ele venceu a etapa 19, mas como ela foi encerrada no pico da penúltima subida (com Bernal em primeiro) os organizadores contaram o tempo, mas não estabeleceram um vencedor oficial da etapa. Ocorreu uma chuva de granizo que fez a estrada ficar tomada de gelo. Isso obrigou a organização a interromper a prova. Os tempos valeram, mas não houve campeão da etapa.