Henrique Avancini - Prata no cross country do Pan

Divulgação/rededoesporte.gov.br

LANCE!
28/07/2019
15:24
Lima (PER)

Superação: essa é a palavra que melhor descreve a conquista da medalha de prata por Henrique Avancini, neste domingo, na prova de cross country do Pan de Lima. O brasileiro passou por cima de problemas com o pneu e suspensão, e após perder várias posições, lutou nas últimas voltas pelo segundo lugar.

O ouro ficou com o mexicano Jose Arevalo, que se revezou na liderança durante a prova com Avancini até o problema no pneu do brasileiro, que permitiu a Arevalo abrir grande distância para os demais. O bronze foi para o chileno Martin Kossmann.

A prova teve ares de drama para Avancini: líder na largada, o brasileiro manteve a posição e chegou a abrir 30 segundos de diferença, mas o mexicano Arevalo conseguiu encostar e ultrapassá-lo. Revezando-se na primeira posição, a dinâmica mudou na terceira volta, quando Avancini tentou abrir vantagem na frente mas acabou furando o pneu traseiro.

O brasileiro tentou se manter na prova com o pneu furado, mas foi ultrapassado várias vezes e teve que fazer uma troca de emergência. Na raça, Avancini fez grande prova de recuperação até chegar na segunda colocação, terminando só três segundos atrás do líder.

- Amo esse esporte, mas as vezes é um pouco cruel. Competi sem acionamento de suspensão todas as voltas. Administrei bem as adversidades, me adaptei ao estilo do mexicano, consegui trazer a prova apesar da desvantagem mecânica, e na terceira volta furei o pneu traseiro, perdi a terceira colocação, me concentrei em neutralizar o chileno e tirei a diferença pro mexicano, a prata fica com um gosto bastante amargo, pois pelo que venho fazendo na temporada o objetivo era o ouro, mas essa é a beleza do esporte - avaliou o ciclista brasileiro.

Segundo representante brasileiro na disputa, Guilherme Gotadelo finalizou a prova na sexta posição. A medalha de Avancini é a segunda do ciclismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Lima: na manhã deste domingo, Jaqueline Mourão faturou o bronze na prova de cross country feminino.