Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Comissão aprova uma série de mudanças nas regras do MMA

Novas regras podem começar a serem utilizadas em 2017

               Entre as mudanças, os árbitros terão mais liberdade para pontuar um 10 a 8 - (Foto: Erik Engelhart)
Escrito por

Na última terça-feira (2), a ABC (Associação dos Comissionários de Boxe) aprovou mudanças consideráveis nas regras unificadas do MMA. As alterações ocorreram no encontro anual do grupo, que regula as regras do esporte e a vitória aconteceu por 42 votos a favor e apenas um contra.

A mudança mais significativa na regra ocorreu na contagem de pontos, na efetividade nos golpes aplicados e posições no solo, que serão os principais fatores avaliados pelos juízes. Caso haja empate nesses quesitos, os árbitros usam como critério de desempate a agressividade e o controle do octógono. A alteração pressupõe uma flexibilização aos juízes, que terão mais liberdade em dar um 10 a 8, em caso de domínio amplo de um atleta sobre outro.

Outra mudança importante e que promete gerar polêmica foi com relação a regra dos três apoios, onde o lutador antes não poderia levar golpes na cabeça. Agora, ficou decidido que é necessário que o atleta esteja com as duas mãos e pés no solo para que sejam proibidas joelhadas e chutes na cabeça. Com três apoios, o lutador poderá ser atingido. Chutes com o calcanhar nos rins e chaves na clavícula também estão liberados daqui para frente.

As Comissões Atléticas podem implementar as mudanças a partir do dia 1º de janeiro de 2017.