Fechar
presentinho

CLUBES

Galeria de Fotos

Retomada? Saiba quem é a favor e quem se opõe ao retorno aos treinos no país

Mandatários de Vasco e Flamengo se reuniram nesta semana em Brasília com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para discutir sobre a retomada das atividades do futebol brasileiro após a pandemia do novo coronavírus ter paralisado as competições. O LANCE! traça um panorama do que clubes, federações e autoridades pensam sobre a volta à rotina futebolística. Confira!
1 - 35
Em live na quinta-feira passada, o presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a defender a volta do futebol no Brasil, garantindo que o Ministério da Saúde "pode dar parecer favorável neste sentido", mas sem a presença de público. Além disto, fez um apelo ao prefeito do Rio, Marcelo Crivellla, em relação ao Campeonato Carioca: "Os jogadores querem. O que interessa é isso: os jogadores querem voltar a jogar. E afinal de contas, não sabe até quando vai esta pandemia e todo mundo pede por isso aí. O esporte é vida, é saúde. Espero que o Marcelo Crivella resolva autorizar a volta do Campeonato Carioca. Espero que o mesmo aconteça nos demais estados".
2 - 35
No Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel diz que não se opõe à volta aos treinos, desde que os jogadores não fiquem vulneráveis. Além disto, projeta que a retomada seja gradativa: na segunda fase do combate à pandemia, será permitido que os estádios funcionem com 50% de sua capacidade e torcedores fiquem a uma distância mínima de dois metros de distância entre eles. Após ter inicialmente rechaçado os treinos, o prefeito Marcelo Crivella acenou que a partir da próxima segunda-feira os clubes retornem aos treinos, desde que adotem medidas rigorosas.
3 - 35
No início de maio, a FERJ deu aval para que os clubes voltassem aos seus respectivos CTs desde que entrassem em consenso com os atletas e as autoridades permitissem a retomada.
4 - 35
Após ter feito testes de COVID-19 em todo seu elenco e comissão técnica, o Flamengo voltou aos treinos, mesmo com as autoridades não permitindo. Em nota, o Rubro-Negro afirmou que "atletas e os integrantes envolvidos no dia a dia do Ninho do Urubu informam que se sentem seguros e aptos a retomar os treinamentos em razão do protocolo de segurança e prevenção adotado pelo departamento médico do Flamengo".
5 - 35
O presidente Alexandre Campello manifestou-se a favor da volta aos treinos, desde que sigam protocolos de saúde determinados. O clube deu novo passo na sexta-feira passada: submeteu a jogadores do Cruz-Maltino e seus respectivos familiares a testes. Campello frisou que aguardará o aval das autoridades para que o elenco cruz-maltino recomece suas atividades.
6 - 35
Além de não ter assinado documento que pede a volta das atividades no futebol do Rio, o Botafogo tem em Carlos Augusto Montenegro um dos veementes opositores à retomada presencial. Além do elenco treinar em casa, o Glorioso oferece acompanhamento psicológico a todos.
7 - 35
O Fluminense também se opõe à volta das atividades presenciais no momento. Assim com Botafogo e Vasco, os jogadores treinam em casa e têm acompanhamento online.
8 - 35
Local com situação mais crítica em relação ao novo coronavírus, São Paulo tem tomado medidas bastante restritivas. O governador João Doria manteve o isolamento. O prefeito Mario Covas decretou um "megaferiadão" de cinco dias, antecipando os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para tentar conter o avanço dos casos.
9 - 35
O Corinthians aguarda uma orientação das autoridades para retomar as atividades presenciais da equipe.
10 - 35
O Palmeiras também está à espera do aval do Governo e da Prefeitura para definir como será sua retomada às atividades.
11 - 35
Elenco e funcionários do Santos continuam em isolamento social, à espera de decisão das autoridades. Não há previsão de retorno presencial.
12 - 35
O São Paulo mantém a rotina de mandar exercícios para atletas fazerem em suas respectivas casas, há reuniões virtuais com a comissão técnica e o departamento médico frequentes. Além disto, o CT passará por uma higienização dois dias antes do retorno. Assim como seus rivais tradicionais, o Tricolor está à espera do aval das autoridades para retomar atividades.
13 - 35
O RB Bragantino afirma que seguirá o que foi combinado com os demais clubes do estado, de todos retornarem aos treinos no mesmo período. O protocolo de volta já está pronto, mas o clube está à espera da permissão do Governo de São Paulo e da Prefeitura de Bragança Paulista para que haja uma retomada presencial.
14 - 35
Após, no início do mês, ter dito que não daria aval para a volta gradativa do futebol, o prefeito Alexandre Kalil permitiu a liberação dos treinos. Kalil afirmou à Rede Globo que "o Comitê do Coronavírus criado em Belo Horizonte, formado pelo secretário de saúde e três infectologistas".
15 - 35
Mandatário da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro diz que, embora esteja à espera das decisões das autoridades, já tem projeções sobre a volta do Estadual. A ideia é que a competição retorne em junho, com mudança no regulamento: semifinal e final serão disputadas em jogo único.
16 - 35
O Atlético-MG já está de volta às atividades, com diversas precauções. Além de testes diários de COVID-19, os jogadores já chegam ao CT uniformizados (para evitar ida a vestiários), são separados por turnos. Todos chegam à Cidade do Galo de máscaras (e fazem o mesmo em entrevistas coletivas). É disponibilizado álcool em gel, água e isotônicos em embalagens descartáveis, além de frutas embaladas, barras de cereais e carboidratos em gel individualizados.
17 - 35
O Cruzeiro chegou a se preparar para a volta aos treinos. No entanto, após os testes para COVID-19 em seu elenco se mostrarem inconclusivos, o retorno foi adiado pela segunda vez. Os funcionários já estão trabalhando no clube, uma vez que nenhum dos colaboradores testou positivo para o novo coronavírus.
18 - 35
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, chegou a proibir que a dupla Gre-Nal realizasse suas atividades. No entanto, dias depois voltou atrás em sua determinação.
19 - 35
O Grêmio também fez testes para COVID-19 na retomada e diagnosticou que o meia-atacante Diego Souza e dois funcionários tinham sido infectados. Em campo, o elenco se volta para atividades físicas e finalizações.
20 - 35
O Internacional voltou aos treinos com uma sucessão de precauções (como uso de álcool em gel e testes para o novo coronavírus). Além disto,  as atividades estão voltadas para a parte técnica e física.
21 - 35
O governador do Paraná, Ratinho Junior, defende o isolamento social.
22 - 35
O Athletico-PR espera as orientações dos órgãos competentes para decidir sobre o retorno às atividades presenciais.
23 - 35
O Coritiba, que volta à Série A neste ano, contratou um médico infectologista e  desenvolveu um protocolo para o retorno gradativo ao futebol. Nesta semana, o Coxa realizou exames em atletas e membros da comissão técnica e todos deram negativo para COVID-19. O clube destaca que o "retorno deve ser gradativo, discutindo primeiro a volta aos treinos para depois discutir uma possível volta aos jogos, dentro de critérios que ofereçam segurança e saúde de todos os envolvidos". Além disto, frisou que tem se reunido com autoridades locais para apresentar suas propostas.
24 - 35
O governador Ronaldo Caiado rechaçou a hipótese de flexibilizar as medidas em Goiás. Porém, os clubes se reunirão com o governante para apresentar o protocolo de retorno às atividades presenciais.
25 - 35
De volta à elite, o Atlético-GO tem manifestado seu desejo de que a volta aos treinos presenciais possa acontecer. Segundo o mandatário Adson Batista, o Dragão fez gastos altos para colocar um protocolo rigoroso em prática na volta às atividades. Embora queixe-se da falta de diálogo entre Caiado e os clubes, ele frisou que acatará a decisão do governador.
26 - 35
Embora também tenha elaborado um protocolo médico, o Goiás (que tem o presidente Marcelo Almeida, na foto, e o vice-presidente, Mauro Machado, como médicos), aguardará o aval das autoridades.
27 - 35
O governador do Ceará, Camilo Santana, determinou isolamento até o dia 31 de maio. Além disto, a capital Fortaleza está em "lockdown".
28 - 35
O Ceará adquiriu exames, equipamentos de proteção individual (máscaras, colete de proteção), foi contratada uma empresa para higienização permanente das instalações. Os jogadores devem ser divididos em horários separados de treinos. Há conversas frequentes com equipes do governo e a Federação Cearense de Futebol sobre o tema. Enquanto as autoridades não batem o martelo, os treinos são realizados online, com acompanhamento de nutricionista e da comissão técnica.
29 - 35
O Fortaleza também preparou o protocolo de retomada aos treinos presenciais e aguarda as decisões das autoridades governamentais para pôr em prática a à ativa.
30 - 35
Na Bahia, o governador Rui Costa tem se oposto severamente ao retorno das atividades da dupla Ba-Vi. Inicialmente, a retomada está prevista para 2 de junho.
31 - 35
O Bahia tem monitorado seu elenco à distância e não permite a presença sequer de seus funcionários no CT. O Tricolor baiano está no aguardo da decisão das autoridades para determinar a volta aos treinos presenciais.
32 - 35
Pernambuco tem tomado medidas rígidas para evitar a escalada da COVID-19 no estado. O isolamento se mostra mais severo na Grande Recife. Recentemente, o vírus se alastrou pelo Palácio do Governo: o governador Paulo Câmara, a vice-governadora Luciana Santos, o secretário de Saúde, André Longo, o chefe de gabinete do governador, Milton Coelho, e o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, testaram positivo para COVID-19..
33 - 35
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, faz uma projeção de que os clubes voltem aos treinos na segunda quinzena de junho. O objetivo é que o Campeonato Estadual volte em julho.
34 - 35
O Sport, que retornou recentemente à Série A, segue o que as autoridades do estado determinam e evita projetar uma volta do elenco aos gramados.
35 - 35

Publicado por Lance!