CLUBES

Galeria de Fotos

Vanderlei Luxemburgo completa 70 anos: veja a trajetória do treinador

Vanderlei Luxemburgo completa 70 anos nesta terça-feira. O treinador conquistou títulos e reconhecimento em uma extensa trajetória dentro do futebol. Por isso, o LANCE! listou algumas passagens da carreira do vitorioso técnico.
1 - 33
Como jogador, Vanderlei atuou pelo Flamengo, Internacional e Botafogo. Sua carreira como técnico começa no Campo Grande, clube do Rio de Janeiro. Luxa nasceu em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro.
2 - 33
O primeiro título de Luxemburgo foi pelo Rio Branco-ES, onde conquistou o Campeonato Capixaba de 1983. O bom trabalho lhe abriu portas para comandar, anos depois, o Bragantino, onde destacou-se pelo título paulista de 90.
3 - 33
Em 91, aconteceu sua primeira passagem pelo Flamengo, seu clube de coração. Todavia, saiu poucos meses depois, reclamando da falta de condições para treinar a equipe.
4 - 33
Logo após passar pelas equipes rivais de Campinas (Ponte Preta e Guarani), Luxemburgo se firmou entre os grandes técnicos do futebol brasileiro ao levar o Palmeiras a uma fase histórica.
5 - 33
Entre 93 e 94, Luxa levou o bicampeonato paulista, o bicampeonato brasileiro e o Torneio Rio-São Paulo. No elenco, nomes estrelados como Edmundo, Evair, Rivaldo e Edilson apareciam. Dessa forma, ganhou o status de melhor treinador do Brasil.
6 - 33
Em 95, voltou para o Flamengo, sob a expectativa de comandar a equipe no ano do centenário de fundação. Tendo um elenco que trazia nomes como Romário e Branco, chegou a faturar a Taça Guanabara. Mas a perda do Carioca e atritos com Baixinho resultaram na saída de Luxa.
7 - 33
Luxa retornou ao Palmeiras em 96 e levou a equipe ao título paulista, evidenciando o famoso "Ataque dos 100 gols".
8 - 33
Em 97, chegou na Vila Belmiro para comandar o Santos. Conquistou um título na passagem, foi campeão do Torneio Rio-São Paulo.
9 - 33
Em 98, comandou o Corinthians e não decepcionou a Fiel: o clube conquistou o Brasileirão daquele ano.
10 - 33
O sucesso levou o treinador até o comando da Seleção Brasileira. A equipe conquistou a Copa América de 99.
11 - 33
Porém, Luxa passou a protagonizar diversas manchetes por ser alvo de CPI e por supostos escândalos extraconjugais. Além disso, os fracassos começaram a vir em campo. A gota d'água foi o adeus ao sonho do ouro olímpico em Sydney-2000, quando a Seleção perdeu por 2 a 1 para Camarões, nas quartas de final.
12 - 33
Após essa experiência, retornou para o Corinthians em 2001 e seguiu firme ao levar a equipe ao título paulista. No entanto, viveu atritos e trocas de ofensas com Marcelinho Carioca.
13 - 33
Em 2002, assumiu mais uma vez o Palmeiras. Entretanto, dessa vez decepcionou no comando da equipe. Ficou marcado por uma derrota contra o ASA de Arapiraca na Copa do Brasil e, depois da passagem conturbada, foi para o Cruzeiro. Na mesma temporada, o Verdão foi rebaixado e o treinador selecionado com um dos 'culpados'.
14 - 33
Após, em 2002, assumir o Cruzeiro, no ano seguinte voltou a se destacar por um trabalho de alto nível. Conduziu a Raposa em 2003 a uma Tríplice Coroa, faturando o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileiro, conquistado com rodadas de antecedência.
15 - 33
Em 2004, acertou sua volta ao Santos. Sob seu comando, a equipe santista foi campeã brasileira mais uma vez.
16 - 33
O técnico chamou atenção do mundo do futebol e, em 2005, fez as malas e aceitou o desafio de comandar o Real Madrid. Todavia, mesmo com um elenco galáctico, não conseguiu bons resultados e foi demitido. Sua passagem ficou marcada com diversos pontos negativos, mas foi positiva no momento de adquirir Sergio Ramos, que depois virou um dos maiores ídolos do clube.
17 - 33
Voltou ao futebol brasileiro através do Santos, e com conquistas. Na Vila Belmiro, foi bicampeão paulista em 2006 e 2007.
18 - 33
No ano de 2008, Vanderlei Luxemburgo acertou sua volta ao Palmeiras. No primeiro semestre, conseguiu tirar o time da fila no Campeonato Paulista. Durou até meados de 2009, quando foi demitido.
19 - 33
Retornou ao Santos ainda em 2009, mas teve uma campanha modesta no Brasileirão (12º lugar) e não ficou para o ano seguinte.
20 - 33
Na temporada de 2010, topou o desafio de comandar o Atlético-MG, que vinha em um projeto ambicioso. Conquistou o Campeonato Mineiro, mas, no Brasileirão, fez uma campanha que flertou com o rebaixamento.
21 - 33
Após saída do Galo, ainda em 2010, assumiu o comando do Flamengo mais uma vez. Em 2011, conduziu a equipe de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves ao título carioca invicto e em dois turnos. Saiu em 2012, por atrito com R10 e maus resultados.
22 - 33
Ainda no início de 2012, assumiu o comando do Grêmio, e, no Brasileirão, levou a equipe à vaga na Libertadores. Em 2013, contou com nomes badalados como Dida, Zé Roberto, Cris, Elano, Barcos e Vargas, mas o time naufragou. Não durou até o fim do ano.
23 - 33
Logo depois, assumiu comando do Fluminense, que vinha patinando no Brasileirão. Porém, a equipe seguiu com resultados ruins e Luxa foi demitido em novembro.
24 - 33
Vanderlei Luxemburgo voltou ao Flamengo em 2014. No período, o time corria risco de rebaixamento no Brasileirão. Ajudou o time a escapar da "zona da confusão". Porém, em 2015, o Rubro-Negro não decolou no primeiro semestre e o técnico foi demitido.
25 - 33
Em meados de 2015, assumiu o Cruzeiro no lugar de Marcelo Oliveira. Porém, a equipe celeste manteve resultados frustrantes e viu um possível rebaixamento no Brasileirão pelo retrovisor. Sua passagem durou cerca de dois meses.
26 - 33
Em 2016, topou ir para o Tianjin Quanjian, da Segunda Divisão da China. No entanto, não conseguiu fazer equipe engrenar na competição e saiu em poucos meses.
27 - 33
Luxemburgo foi para o Sport em 2017 e faturou o estadual. No Brasileirão, começou bem. Entretanto, após o time oscilar por algumas rodadas, foi duramente criticado por sofrer uma goleada de 5 a 0 contra o Grêmio, em Porto Alegre. O treinador acabou demitido do clube em outubro de 2017, após derrota por 2 a 0 para o Junior Barranquilla (COL), pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
28 - 33
Em maio de 2019, assinou com o Vasco até o fim do ano. Luxa assumiu o time com a missão de evitar o rebaixamento e deu conta do recado, com 12 vitórias, 12 empates e 10 derrotas. O Vasco acabou o Brasileirão na 12ª posição, com o treinador prestigiado. Clube e técnico chegaram a sinalizar positivamente pela renovação, mas as partes acabaram não chegando a um acordo.
29 - 33
No ano de 2020, Luxemburgo voltou para o Palmeiras. Conquistou o Campeonato Paulista de 2020, mas foi demitido no Brasileirão do mesmo ano. Sua saída deu lugar para Abel Ferreira, que tornou-se um dos técnicos mais vitoriosos da história do Alviverde.
30 - 33
Luxemburgo voltou ao Vasco ainda em 2020, para um momento delicado no Campeonato Brasileiro. Após não evitar o quarto rebaixamento da história do clube, foi demitido.
31 - 33
Em 2021, Vanderlei Luxemburgo no comando do Cruzeiro, na Série B. Todavia, mesmo com um bom começo, não conquistou o objetivo principal, que era o acesso para a Série A. Após Ronaldo Fênomeno adquirir a gestão do clube mineiro, no fim de 2021, o treinador foi excluído do planejamento para a temporada seguinte.
32 - 33
Atualmente, o treinador está sem clube. Sobre o futuro, Luxa deverá concorrer ao cargo de senador por Tocantins na eleição de outubro.
33 - 33

Publicado por Gabriel Teles