Provedor de VPN vira opção para acompanhar torneios europeus

Tecnologia possibilita acesso aos grandes campeonatos internacionais<br>

Harry Kane - Tottenham
Kane, o craque do Tottenham (Foto: RUI VIEIRA//AFP)

Escrito por

Para quem acompanha futebol, ter a possibilidade de assistir aos jogos da Premier League é algo espetacular. Lá estão alguns dos melhores jogadores do mundo, como Harry Kane, Salah, Gabriel Jesus, Cavani, entre outras estrelas do futebol mundial. Mas, para quem está fora da Terra da Rainha, a missão pode ser quase impossível. Uma saída pode ser acesso por uma VPN.

Atualmente, os direitos de transmissão dos jogos da Premier League são adquiridos por algumas empresas. Essas empresas repassam a disponibilidade dos jogos, mas nem sempre as partidas são transmitidas em determinados países. O que acontece com frequência, também, é que canais brasileiros podem priorizar competições de outros países em detrimento da competição britânica. Para fugir desses problemas, uma VPN, abreviação de Virtual Private Network, ajudará.

De modo geral, uma VPN serve para estabelecer uma rede privada e confiável de dados entre dois ou mais pontos de conexão, sobre uma rede pública não confiável, de baixo custo operacional. Muitas empresas oferecem esse serviço, com aparelhos de preços distintos. Mas é sempre importante ficar atento às revisões da private internet access, que mostram a segurança da empresa líder do mercado de VPN. Bom, como se sabe, a Internet é uma rede pública e é considerada insegura, pois todas as informações estão sujeitas a interceptação. A rede VPN serve para dar segurança e permitir a interligação das redes locais de uma empresa que estão em regiões geográficas diferentes. Isso significa proteção em redes públicas, como redes Wi-Fi em aeroportos. Essas conexões estão baseadas em criptografia. A criptografia funciona como uma forma de código secreto. Os seus dados são embaralhados e são chamados de cifra. Há uma chave (ou lógica) que permite decifrar a mensagem para que ela faça sentido novamente, mas isso é algo difícil de acontecer em um ataque hacker, por exemplo.

Para além da conexão segura, uma VPN também é fundamental caso o cliente queira liberar conteúdos que não estão em sua área geográfica, como é o caso dos jogos da Premier League para quem está fora da Inglaterra. Com esse aparelho, você acompanha as transmissões como se estivesse no país de origem, evitando restrições utilizadas pelas empresas para evitar que determinados conteúdos não sejam veiculados sem anuência dos detentores de direitos.

Para além do futebol, um dos usos mais populares da VPN atualmente é o de habilitar o acesso ao catálogo da Netflix de outros países; no Brasil, a maioria de seus usuários o faz para ver filmes e séries só disponíveis nos Estados Unidos ou na Europa. Existem serviços de redes privadas pagos, oferecendo uma série de ferramentas e serviços essenciais, robustos o suficiente para garantir a confidencialidade dos dados e números de IP fora das listas de bloqueio.

Já uma VPN gratuita não é totalmente livre de encargos, ainda que sua proteção seja satisfatória na maioria dos casos. Embora muitas delas não cobrem nada, boa parte desses serviços costumam coletar dados de navegação do usuário, e os vendem para grupos interessados para manterem-se ativos também financeiramente. Fique atento!

Conteúdo publieditorial

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter