Joia do United quer abandonar a seleção belga para defender o Kosovo
Mesmo tendo atuado em partidas oficiais, Januzaj teria uma brecha para mudar de equipe

Depois de surgir como promessa no Manchester United, o meia Januzaj já não vive o seu melhor momento, mesmo com apenas 20 anos. Afastado da seleção belga desde 2014, após se recusar a defender a equipe sub-21, ele agora quer abandonar a equipe de Hazard e De Bruyne para se juntar ao Kosovo.
Normalmente, um jogador que defendeu uma seleção em uma partida oficial, não pode mudar de equipe. Porém, no caso de Januzaj, há uma brecha. O Kosovo já é reconhecido tanto pela Uefa, quanto pela Fifa, mas ainda não é um membro. E isso deve mudar nas próximas semanas, quando as entidades fizerem suas assembleias.
Como Januzaj defendeu a Bélgica durante um período em que o Kosovo não era um afiliado, ele tem a opção de abandonar a segunda colocada no ranking da Fifa para defender o país que fazia parte da Iugoslávia, e depois tornou-se independente da Sérvia.
Quando Januzaj explodiu ainda muito novo defendendo o Manchester United, na temporada 2013/14, ele tinha uma situação inusitada, pois poderia escolher entre seis seleções. A Bélgica, que é onde nasceu, além de Kosovo, Sérvia, Turquia e Albânia, pois todas têm ligações com sua família e garantiriam o seu lugar. Isso além da Inglaterra, pois ele poderia tirar a cidadania com alguns anos de residência.
Acabou optando pela Bélgica, e foi convocado para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Apesar da empolgação com o garoto, não foi titular e jogou por apenas alguns minutos. Meses depois, foi chamado para a seleção sub-21, mas recusou-se, o que deixou a Real Associação de Futebol Belga (KNVB) ficou irritada, e não foi mais chamado por Marc Wilmots.
Além disso, o seu rendimento caiu bastante. Pouco utilizado por Louis van Gaal na temporada passada, foi emprestado ao Borussia Dortmund por um ano. Mas o clube alemão devolveu o jovem de 20 anos ao United em janeiro, mas também entrou em campo poucas vezes.
O mês que vem será decisivo para a seleção do Kosovo. A Uefa terá um congresso no dia 3 em Budapeste e deve ser aceita na entidade continental. Nos dias 12 e 13, a Fifa terá a sua primeira assembleia com Gianni Infantino, e o tema está em pauta. O órgão mundial já adiantou que está disposta a aceitar, desde que ela esteja antes em sua confederação.
Caso tudo dê certo, o Kosovo já deverá estar nas Eliminatórias da Copa do Mundo, e provavelmente entraria em uma das duas chaves que contam com cinco seleções. Se entrar no Grupo H, estará ao lado de Bélgica, Bósnia, Grécia, Estônia e Chipre. Ou seja, Januzaj enfrentaria os Red Devils. Pode ir ainda para o Grupo H, que tem Croácia, Islândia, Ucrânia, Turquia e Finlândia.
Tudo sobre

Cruzeiro
Entenda cenário de negociação do Cruzeiro por Brian Rodríguez
Há 1 hora
Cruzeiro
Clube russo faz sondagem por Arroyo, do Cruzeiro
Há 2 horas
Futebol Internacional
John Textor contesta mudança societária em clube da Bélgica
Há 5 horas
Futebol Internacional
20 anos de Rayan: o que mudou em um ano para o prodígio brasileiro
Há 5 horas
Futebol Internacional
Chris Ramos elogia Oviedo após empréstimo pelo Botafogo
Há 5 horas
Fora de Campo
Uniforme de clube da Premier League chama atenção: 'Mais Flamengo'
Há 6 horasMais LANCE!

Herói da Copa do Mundo não descarta saída do Barcelona

Jovem Pan fecha acordo para transmitir campeonato europeu

Chelsea oficializa contratação de Jordan Henderson por duas temporadas

Vini Jr impressiona com golaço em treino do Real Madrid

Terremoto atinge o Egito, e jogador faz reflexão nas redes sociais

Diretor do RB Leipzig nega acordo com Real Madrid por Diomande

Manchester City se acerta com substituto de Rodri na janela

Espanhóis repercutem novela entre Almada, River Plate e Flamengo: 'Mistério'

Newcastle rejeita oferta do Arsenal por Bruno Guimarães

AO VIVO: Acompanhe a segunda-feira (03) do mercado da bola internacional

Jornais espanhóis avaliam atuação de Endrick após retorno ao Real Madrid

Endrick é elogiado por Mourinho em meio a rumores de saída

Por que o Real Madrid ainda não anunciou Diomande? Entenda o impasse



