Newcastle

Newcastle foi vendido para fundo de investimentos saudita (Foto: OWEN HUMPHREYS / POOL / AFP)

LANCE!
07/10/2021
15:55
Newcastle (ING)

Após 18 meses desde a primeira tentativa do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), administrado por Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, a compra do Newcastle foi finalmente aprovada pela Premier League. O valor da transação gira em torno de 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões).

Veja a tabela do Inglês

A Premier League aprovou a compra do Newcastle United pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) após um acordo da emissora 'beIN Sports' com os sauditas. Uma acusação de pirataria por parte da liga e do governo inglês à Arábia Saudita nas transmissões do campeonato travaram as negociações.

- Todas as aprovações necessárias foram obtidas da Premier League e a aquisição foi concluída em 7 de outubro de 2021. O Grupo de Investimento é formado por investidores pacientes, de longo prazo, que têm toda a confiança no sucesso futuro do clube. O anúncio de hoje é a conclusão de um processo completo e detalhado que permitiu ao Grupo de Investimento chegar a um acordo que beneficia todas as partes interessadas e deixará o Newcastle United bem posicionado para buscar uma estratégia clara e de longo prazo - publicou o clube.

Mike Ashley, antigo dono do Newcastle, comprou o clube em 2007 e sua gestão era alvo de muitas críticas dos torcedores. Há 18 meses, quando os rumores sobre a venda começaram a surgir, a torcida já se manifestava favoravelmente.

A nova gestão do Newcastle, porém, já é alvo de críticas de outros grupos da sociedade. O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, chefiado pelo governo saudita, carrega o 'peso' do príncipe Mohammed bin Salman, criticado por violar os direitos humanos em seu país.

- Estamos extremamente orgulhosos de nos tornarmos os novos proprietários do Newcastle United, um dos clubes mais famosos do futebol inglês. Agradecemos aos torcedores pelo seu apoio tremendamente leal ao longo dos anos e estamos entusiasmados por trabalhar com eles - disse Yasir Al-Rumayyan, governador do PIF.