A Seleção Brasileira feminina concluiu na quarta-feira (9) os treinamentos para a Copa América, que será disputada no Equador a partir de 12 de julho, e embarca para o Equador nesta quinta (10). A equipe comandada por Arthur Elias estreia no dia 13, às 21h (de Brasília), diante da Venezuela, em Quito.
Mesmo com a altitude de 2.850 metros da capital equatoriana, a comissão técnica optou por manter a preparação na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e viajar para o Equador apenas três dias antes do início da competição.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Como foi a preparação
Entre 16 e 18 de junho, jogadoras como Tarciane, Antônia, Yasmim e Ana Vitória se apresentaram para atividades extras voltadas a recuperar o ritmo de jogo, especialmente para quem já havia encerrado a temporada pelos clubes. Atletas das categorias de base também integraram os primeiros treinos.
Com a chegada das demais convocadas, os trabalhos evoluíram para uma ênfase tática, com foco nas transições defensivas e ofensivas, visando o amistoso preparatório contra a França.
No dia 27 de junho, o Brasil foi derrotado pelas francesas por 3 a 2, de virada, em Grenoble. Luany e Kerolin marcaram para a Seleção, enquanto Geyoro (duas vezes) e Katoto garantiram o triunfo das anfitriãs.
Após o amistoso, Arthur Elias precisou fazer uma mudança no grupo: Ana Vitória foi cortada devido a uma lesão na coxa direita, e Yaya, do Corinthians, foi chamada para a vaga.
Últimos ajustes na Granja
O elenco se reapresentou em 3 de julho na Granja Comary para a última etapa de preparação. Além das 23 convocadas para a Copa América, outras sete atletas — entre profissionais e jogadoras de base — foram integradas aos treinos.
Os seis dias de atividades incluíram trabalhos físicos, técnicos e táticos. Conhecido pelo perfil detalhista, Arthur chegou a interromper coletivos para ajustar o posicionamento e orientar jogadas. A rotina também teve momentos de descontração e integração, como uma festa junina e a comemoração do aniversário de Dudinha no restaurante do alojamento.
No treino aberto à imprensa na terça-feira (8), a Seleção realizou atividades em campo reduzido, finalizações e um coletivo. Houve ainda cobranças de pênaltis e faltas ao final da sessão. Na ocasião, Dudinha não participou das atividades em campo por questões burocráticas ligadas ao passaporte.
➡️ Arthur Elias exalta Copa do Brasil feminina e relembra conquista em 2016: ‘Muito especial’
Agenda da Seleção Brasileira na Copa América
Atual campeã, a Seleção está no Grupo B, ao lado de Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único, com os dois melhores colocados avançando para as semifinais.
Datas e horários dos jogos da Seleção feminina:
- Brasil x Colômbia - 25/07, 21h
- Brasil x Venezuela - 13/07, 21h
- Bolívia x Brasil - 16/07, 18h
- Paraguai x Brasil - 22/07, 21h