Max Verstappen, da Red Bull, é o pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. Em treino classificatório, realizado neste sábado (5), em Silverstone, o holandês conseguiu se sobressair as McLarens de Oscar Piastri, segundo, e Lando Norris, terceiro, para conseguir a primeira colocação. Gabriel Bortoleto foi eliminado no Q1 e largará da 16ª colocação. Após o treino, a FIA anunciou punição para Oliver Bearman, que perdeu dez posições no grid por violar uma bandeira vermelha no treino livre de mais cedo. Kimi Antonelli carregou uma punição pelo acidente na largada do GP da Áustria e perdeu três posições.
➡️GALERIA DE FOTOS: Treino classificatório para o GP da Inglaterra; veja as imagens
Como foi a classificação?
Q1
A primeira parte da classificação foi sem surpresas na ponta, com Oscar Piastri na liderança, acompanhado de Max Verstappen e Fernando Alonso. Na metade da sessão, Franco Colapinto, da Alpine, escapou na última curva e ficou preso na brita, causando uma bandeira vermelha.
Após o reinício da sessão, Max Verstappen fez o tempo de 1m25m886 e pulou para primeiro. Gabriel Bortoleto estava em 15º, mas após voltas de Carlos Sainz e Pierre Gasly, o brasileiro caiu para 17º e foi eliminado.
Eliminados: Liam Lawson (16º), Gabriel Bortoleto (17º), Lance Stroll (18º), Nico Hükenberg (19º) e Franco Colapinto (20º)
Q2
No Q2, Max Verstappen seguiu veloz e anotou o tempo de 1m25s316, logo depois, foi a vez de Oscar Piastri, que anotou a mesma cronometragem do holandês. Porém, como o holandês marcou a volta primeiro, ficou à frente do australiano. Na sequência, Lando Norris marcou 1m25s231 e assumiu a liderança.
Perto de serem eliminados, Lewis Hamilton e Charles Leclerc marcaram excelentes voltas e foram para primeiro e segundo colocados, respectivamente. Também, perto da zona de corte, Kimi Antonelli conseguiu se salvar e empurrou Carlos Sainz para fora do Q3.
Eliminados: Carlos Sainz (11º), Yuki Tsunoda (12º), Isack Hadjar (13º), Alexander Albon (14º) e Esteban Ocon (15º).
Q3
O Q3 começou com Oscar Piastri assumindo a pole provisória, com tempo de 1m24s995, acompanhado de Lewis Hamilton, em segundo, e Lando Norris, em terceiro e Max Verstappen, em quarto.
Na última tentativa de volta na sessão, Piastri, Norris e Hamilton não melhoraram os tempos, diferente de Verstappen, que, após ser o melhor no primeiro e segundo setor, conseguiu anotar a volta de 1m24s892 e conquistar a pole position em Silverstone.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Grid de largada do GP da Inglaterra
Mais no Lance!: GP da Inglaterra de F1
➡️ Anfitrião Hamilton lidera TL1 da Inglaterra; Bortoleto erra e fica em 20º
➡️ Lindblad assume Red Bull na Inglaterra e se torna 2º piloto a andar na F1 aos 17 anos
➡️ F1: Norris supera Ferrari e lidera TL2 do Grande Prêmio da Inglaterra
➡️ GP da Inglaterra de Fórmula 1: conheça o Circuito de Silverstone
➡️ F1: Ferrari volta ao topo e Leclerc lidera TL3 do GP da Inglaterra
GP da Inglaterra; veja onde assistir e horário
➡️ Domingo, 6 de julho
🏎️ Corrida: 11h — Band e F1TV