Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Senado aprova Lei do Mandante e projeto depende de sanção de Bolsonaro

Casa aprovou modificação na regra de comercialização dos direitos de transmissão sem nenhum voto contra

O senador e ex-atacante Romário foi o relator do projeto no Senado (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Escrito por

O Senado aprovou, na noite desta terça-feira, o Projeto de Lei 2336/2021, mais conhecido como a Lei do Mandante. O texto passou pela casa com 60 votos a favor e nenhum contra, dependendo, agora, apenas da sanção do Presidente da República Jair Bolsonaro. O PL, que teve o ex-atacante Romário como relator na casa, altera um artigo da Lei Pelé e permite que o clube mandante da partida negocie os direitos de transmissão do jogo isoladamente.

> Confira a classificação atualizada do Brasileirão 2021 e simule as rodadas!

Em preparação para a aprovação do PL, a TV Globo enviou uma carta aos clubes das séries A e B do Brasileirão. Na mensagem, a emissora destaca que apoia o futebol nacional desde a década de 1970 e que não é opositora a nenhum clube no Brasil. 

A Lei do Mandante proteje os contratos assinados antes de uma possível aprovação do PL. Em parágrafo que ficou conhecida como "Emenda Globo", o texto especifica que estes acordos terão que ser respeitados.

+ Conheça o novo app do LANCE! e fique por dentro dos resultados e notícias!

A Globo tem contrato vigente até 2024 com boa parte dos clubes da Série A para TV aberta e pay-per-view. Oito clubes tem acordo com a Turner, dona da TNT Sports, para a TV fechada.