Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Semana limpa’ é vista como chance para Dome deixar Fla à sua feição

Após ter sinalizado no clássico algumas ideias que planeja para o Rubro-Negro, comandante arregaça as mangas de olho no desafio de implementar seus conceitos   

(Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Após um início de Campeonato Brasileiro no qual expôs suas queixas pelo desgaste causado com a sequência de jogos, o técnico Domènec Torrent lidará com a luta para começar a consolidar o estilo de jogo que planeja para o Flamengo. O catalão mostra expectativa de que, até o duelo contra o Santos, no próximo domingo, a equipe tenha uma evolução em campo.


- Agora temos semana limpa, longa e podemos trabalhar conceitos. Vamos treinar por dois períodos durante dois, três dias. Porque precisamos trabalhar conceitos. Fisicamente, pouco a pouco, todo o elenco está melhor. Se quiser jogar de memória precisa de tempo - afirmou.

Por mais que o técnico faça variações no elenco, algumas ideias de Domènec já começam a ficar mais claras. A formação inicial da partida contra o Botafogo, tendo um volante e dois meias e dando mais liberdade para as dobradinhas entre laterais e pontas foi vista como promissora pelo comandante.

Além de promover mudanças entre os titulares, o catalão fez alguns testes táticos ao optar pelo 4-3-3. Gabigol foi deslocado para a ponta-direita, enquanto Bruno Henrique atuou mais próximo da área e Pedro Rocha, mais aberto pela esquerda. Como o camisa 9 não rendeu o esperado nesta função durante a etapa inicial e, aos poucos, foi para a área.

Por sua vez, o desempenho acima da média de Pedro Rocha e, na etapa final, de Bruno Henrique pelo lado esquerdo, se deve à grande contribuição de Filipe Luís. O experiente lateral abriu espaços e chegou a fazer cruzamento para o gol de Gabigol anulado pelo VAR. Ofensivamente, os jogadores que atuam pelos lados devem ficar com a missão de abrir os caminhos. 

Outro fator que chamou atenção foi a entrada de Thiago Maia. O volante deu uma nova voltagem à equipe no segundo tempo. Por meio de seus passes, ele ajudou o Rubro-Negro a voltar a sufocar a defesa do Botafogo no segundo tempo e mostrou que está pedindo passagem.

No entanto, ainda há arestas para Dome aparar no Rubro-Negro. Além de erros de passes, a equipe tem colecionado chances desperdiçadas e se mostra vulnerável defensivamente.

O desajuste, que custou ao campeão brasileiro de 2019 ter obtido apenas uma vitória nos cinco jogos iniciais desta edição, é visto por Domènec Torrent como algo a ser corrigido com o tempo. 

- Impossível só jogar, recuperação, jogar novamente... É muito difícil. Para jogar com estilo muito claro, temos de mudar as coisas - afirmou.

Uma das coisas que o catalão reconheceu que o Rubro-Negro tem de melhorar é a parte de finalizações. A equipe padece para acertar a pontaria (foram 15 arremates contra a meta alvinegra).

À espera de dar mais clareza às suas ideias, o comandante do Flamengo parte para uma semana bem desafiadora.