Palmeiras vai emprestar zagueiro do sub-20 e planeja uso da base em 2018

Augusto, titular da equipe campeã paulista da categoria, vai ganhar experiência em outra equipe. Regulamento do Paulistão ajuda o Verdão a colocar mais garotos para jogar

Daniel Fuzato, Augusto e Pedrão, atletas do sub-20
Fabio Menotti

Escrito por

O Palmeiras jogará a Copa São Paulo com a base do time sub-20 campeão paulista. Apenas três jogadores que estouraram a categoria estão fora: o goleiro Daniel Fuzato e os zagueiros Pedrão e Augusto, todos já com 20 anos. Os dois primeiros estarão com o elenco profissional, que planeja usar mais garotos ao menos no Paulista, enquanto o último será emprestado.

- Augusto, até para pegar rodagem, deve ser emprestado como aconteceu com o próprio Artur. A gente analisa alguns jogadores que com 18, 19 anos não precisam mais destes campeonatos de base, ele precisa cortar o cordão umbilical com a base e estar na rotina do profissional. Isto aconteceu com o Artur, que foi muito bem no Londrina, e com o Vitinho, que está no Barcelona B - analisou João Paulo Sampaio, coordenador geral da base, ao LANCE!.

Augusto já chegou a treinar com os profissionais no Verdão, mas Pedrão acabou ganhando espaço, tanto que terá seus direitos adquiridos pelo clube e vai assinar um contrato de longa duração. O zagueiro já faz parte do elenco planejado pela diretoria de futebol para 2018, assim como Daniel Fuzato. O goleiro, um dos líderes do time sub-20, vai seguir o processo de amadurecimento treinando com Fernando Prass, Jailson e Weverton.

Estes não serão os únicos a trabalhar com Roger Machado. O técnico assistiu em Porto Alegre a jogos da Copa RS, em que o time sub-20, mesclando titulares e reservas, acabou com o vice-campeonato. Com um comandante que trabalha sempre próximo à base, o clube tem outra vantagem para usar os garotos: o regulamento do Campeonato Paulista.

Em 2018, a federação autoriza os clubes a inscreverem 26 atletas profissionais (sendo três goleiros) para o Estadual e o uso da base é ilimitado. Esta é uma novidade em comparação aos últimos anos, quando eram 28 inscritos ao todo, sem divisões. Para entrar na categoria é preciso ter idade entre 16 anos e nascidos até 1997, contrato de pelo menos um ano com a equipe, mesmo que emprestado no período, além de ter disputado por este clube um campeonato de base organizado pela Federação Paulista.

Fuzato, Pedrão e até Artur, de 19 anos, entram nesta categoria de base livre e não ocuparão uma vaga entre os 26. Tendo de jogar o Paulistão e a Libertadores no começo do ano, o Palmeiras sabe que esta regra aumenta a chance para que os garotos não apenas treinem na Academia de Futebol, mas que em algum momento possam jogar.

- Do time que está no sub-20 temos atletas que este ano já jogaram, como o Fernando (atacante), o volante Gabriel (Furtado) que foi titular contra a Ponte Preta. O Neris é muito bem avaliado, o próprio Maílton, que jogou uma partida festiva contra a Chapecoense, Léo Passos já viajou (com o time profissional). Temos atletas que vão estar aqui com o profissional, integrando. Temos de parabenizar a Federação Paulista por deixar a base livre. Artur, por exemplo, entra em base livre. Gabriel Jesus entraria em base livre, se estivesse aqui - explicou João Paulo.

- Com certeza os jogadores vão ter oportunidade, porque o Palmeiras vai estar em duas competições ao mesmo tempo e tem estes jogadores chamando a atenção. E Taça São Paulo dá muita mídia. Quem se destacar (pode ter chance). Caso do Aldo, nosso meia que foi bem no Paulista, mas foi o melhor jogador da Copa RS, está em crescente. Sabemos da concorrência no profissional, mas com a base livre e as duas competições ao mesmo tempo eles podem aparecer - encerrou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter