Prêmio Brasil Olímpico homenageia os melhores do esporte em 2016

Astros da Olimpíada do Rio disputam troféu de Atleta do Ano. Público poderá votar no Atleta da Torcida até momentos antes do anúncio do vencedor. Premiação acontece quarta<br>

Rafaela Silva foi a primeira medalhista de ouro do Brasil na Rio-2016
(Foto: AFP)

Escrito por

O melhor atleta de 2016 no masculino e no feminino,  bem como o ‘Atleta da Torcida' do ano passado serão conhecidos nesta quarta-feira, a partir das 20h, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a festa de gala do esporte nacional será realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e homenageará os principais destaques esportivos do país, além dos medalhistas brasileiros nos Jogos Rio 2016.

Além do Atleta do Ano e do Atleta da Torcida, serão revelados os Melhores Técnicos do Ano, em modalidade coletiva e individual, e o vencedor do troféu Adhemar Ferreira da Silva. Uma homenagem a atletas e ex-atletas que representam os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo, tais como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo.

Concorrem ao prêmio de Melhor Atleta do Ano os medalhistas nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Martine Grael / Kahena Kunze (vela), Poliana Okimoto (maratona aquática) e Rafaela Silva (judô), no feminino; e Isaquias Queiroz (canoagem), Serginho (vôlei) e Thiago Braz (atletismo), no masculino. A escolha dos 43 melhores atletas em cada modalidade, assim como os dois que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

A votação que irá definir o troféu Atleta da Torcida se encerrará momentos antes da homenagem, já na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico. A votação está sendo realizada através do Facebook, em enquete publicada na página https://www.facebook.com/timebrasil/ e no site www.cob.org.br/pbo.

Para concorrer ao “Atleta da Torcida”, o COB selecionou atletas ou duplas que se destacaram durante a temporada de 2016. Concorrem ao prêmio os medalhistas olímpicos do Time Brasil: Alison e Bruno Schmidt (vôlei de praia), Arthur Nory (ginástica artística), Diego Hypólito (ginástica artística), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Kahena Kunze e Martine Grael (vela), Poliana Okimoto (maratona aquática), Rafaela Silva (judô), Robson Conceição (boxe), Serginho (vôlei) e Thiago Braz (atletismo).

Medalhas Pequim 2008 – Um dos momentos que prometem ser dos mais emocionantes do evento será uma correção histórica. Após uma espera de mais de oito anos, a equipe feminina brasileira do revezamento 4x100m rasos dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 receberá a tão sonhada medalha olímpica.

O Brasil havia ficado na quarta colocação na prova, após uma chegada apertadíssima em disputa com a Nigéria. Porém, em agosto passado a equipe do Brasil foi avisada de que conquistou a medalha de bronze após o Comitê Olímpico Internacional cassar o ouro da Rússia. O motivo foi um doping detectado em reanálise de amostras dos Jogos de Pequim. Com isso, a Bélgica ficou com o ouro, a Nigéria com a medalha de prata e o Brasil com o bronze.

Participaram daquela conquista as atletas, agora medalhistas olímpicas, Lucimar Moura, Rosangela Santos, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter