Calderano perde para número 2 do mundo e fica com a prata no Aberto do Qatar

Mesa-tenista brasileiro marca o melhor resultado do país no esporte, conquista sua segunda medalha no Circuito Mundial em 2018 e entrará no Top-10 do ranking

Hugo Calderano vence japonês e está nas semifinais
Hugo Calderano conquistou sua segunda medalha em 2018 (Foto: Divulgação/ITTF)

Escrito por

Não deu para Hugo Calderano. O mesa-tenista chegou na final do Aberto do Qatar de tênis de mesa, mas perdeu para o chinês Fan Zhendong, número 2 do mundo, por 4 sets a 0, com parciais de 13/11, 12/10, 11/7 e 11/7. Apesar da derrota, o brasileiro pode se orgulhar: este foi o melhor resultado do país na história do esporte.

A medalha de prata tem sabor de ouro, pois Calderano desbancou favoritos para chegar na decisão. Durante a campanha, enfrentou e venceu nomes como Timo Boll, número 1 do ranking, Lin Gaoyuan, número 4, e Tomokazu Harimoto, atual 12 do mundo. Com o vice-campeonato, o brasileiro estará entre os 10 melhores do mundo no próximo ranking, que será divulgado em abril.

Esta foi a segunda medalha conquistada pelo brasileiro em duas etapas do Circuito Mundial em 2018. A primeira foi um bronze, no Aberto da Hungria. Na ocasião, Calderano também foi derrotado por Fan Zhendong, adversário desta final. O chinês assumirá a liderança do ranking.

O JOGO

Calderano se impôs e teve um belo início. Mais agressivo, abriu 8 a 2 no placar ditava o ritmo da partida. No entanto, Fan conseguiu a reação, tirou a diferença e retomou o domínio. O brasileiro ainda desperdiçou um set-point antes do chinês vencer o primeiro set por 13 a 11.

No segundo set, Calderno manteve seu estilo de jogo agressivo, mas não conseguiu abrir vantagem como na primeira parcial. Fan usou de estratégia defensiva para novamente reagir e retomar as ações da partida. Foi questão de tempo para o chinês vencer o segundo set por 12 a 10. 

Então, Fan passou a administrar a partida. Com o título na mão, o chinês não teve trabalho para vencer o terceiro e quarto set com as mesmas parciais: 11 a 7. Calderano tentou mudar seu estilo nos sets finais, mas não obteve sucesso diante do ritmo imposto pelo chinês.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter