Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dois jogadores, quatro mudanças: o que dizem as substituições de Luxa

Para o jogo contra o Goiás, neste domingo, Marquinho e Bruno César dão lugar a Cáceres e Marcos Júnior. Yago Pikachu volta a ser ponta e o meio-campo terá três volantes de novo

Luxemburgo testou uma nova formação para o Vasco contra o Goiás (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)
Escrito por

O empate por 0 a 0 com o CSA, na última partida do Campeonato Brasileiro,  ligou um sinal de alerta no Vasco. Se a equipe considerava esta e as próximas partidas como fundamentais na luta contra o rebaixamento, conquistar os três pontos contra o Goiás no domingo, às 19h, é essencial. Pensando nisso, o técnico Vanderlei Luxemburgo promoverá mudanças no time titular para a próxima rodada.

A primeira alteração será a saída do meia Marquinho. Pedido por Luxemburgo, o jogador não rendeu o esperado até o momento e parece fora do ritmo do restante do elenco. O treinador até tentou insistir, especialmente porque é um atleta que Luxa acredita ser polivalente e uma posição carente da equipe. No entanto, Marcos Jr., que vinha bem antes da parada da Copa América, ganhará nova chance ao lado de Richard e Raul.

Outra convicção do veterano treinador que precisará ser revista para esse confronto é Yago Pikachu como lateral-direito. Luxa optou por adiantar o jogador e utilizar Cáceres na linha defensiva. Sem Rossi, o Cruz-Maltino ainda luta para encontrar a melhor formação na parte da frente. O atacante tem previsão de retorno em condições de ser titular para o duelo contra o São Paulo, dia 25. É possível que ele esteja apto para o clássico com o Flamengo, mas sem chances de começar.

O trio ofensivo é o setor que mais mudou desde a chegada de Luxemburgo ao comando vascaíno. Depois da pausa para a Copa América, o Vasco não repetiu a formação uma vez sequer. Contra o Grêmio, Rossi, Valdívia e Marquinho começaram. Com o Fluminense, Valdívia, Yan Sasse e Marrony foram os escolhidos. Em seguida, contra o Palmeiras, Luxa optou por Bruno César, Marrony e Valdívia. Na última rodada, frente ao CSA, foi a vez de Bruno César, Marrony e Talles.

Contra o Goiás, é a vez de Pikachu, Marrony e Talles, que será o falso 9. O ataque é o que mais preocupa Luxemburgo neste momento, já que o Vasco tem um dos piores aproveitamentos em finalizações do Brasileirão e é o quarto pior ataque da competição, com 12 gols em 13 jogo. Contra o Goiás, um adversário mais frágil, é a chance do Cruz-Maltino mudar essa estatística. 

As opções de Luxa para o setor ofensivo

Marquinho
O meia chegou do Athletico Paranaense no início do segundo semestre, mas desde então não deslanchou. Virou, inclusive, alvo de muitas críticas por parte da torcida.

Bruno César
O camisa 10 chegou como principal reforço do Vasco para a temporada, mas problemas com o peso e atuações fracas fizeram com que ele perdesse espaço. Foi titular nos últimos dois jogos, mas não rendeu tudo que se esperava.

Talles
O jovem é uma das maiores esperanças do Vasco atualmente. Elogiado por Luxemburgo e pelos companheiros, o jogador vem correspondendo quando tem chances e deve ser muito utilizado. 

Marrony
Titular em boa parte das partidas do Vasco na temporada, o jovem ainda tenta superar a irregularidade. Apesar disso, costuma ser um dos homens de confiança de Luxa na frente, alternando como ponta e falso 9.

Yan Sasse
O jogador foi muito elogiado por Luxemburgo e chegou a ser a primeira escolha para substituir Rossi. No entanto, ele não correspondeu em campo. A pressão da torcida também não ajudou.

Valdívia
O jogador vinha sendo utilizado principalmente como falso 9, mas perdeu a titularidade para Talles no jogo contra o CSA.

Rossi
É o principal nome do ataque vascaíno e faz falta ao time. Depois de cumprir suspensão contra o Fluminense, Rossi teve uma apendicite, passou por cirurgia e continua fora da equipe.

Tiago Reis
​Único centroavante de origem do elenco atual, o jovem Tiago Reis ainda luta por mais oportunidades. Durante a parada da Copa América, Luxa afirmou que o jogador precisava evoluir na parte física, mas tinha potencial.