Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caminho do Vasco na Série B traz campeões estaduais e ex-vascaínos

Na véspera de início de caminhada do Cruz-Maltino por tentativa volta à elite, LANCE! traça um perfil de como chega cada adversário da equipe nesta temporada 

Vasco promete ter caminho pesado na Série B (Pei Fon/Lancepress!)
Escrito por

A busca do Vasco por voltar à elite do futebol brasileiro promete ser bem árdua. Além de campeões estaduais e até regionais, o Cruz-Maltino terá pela frente uma série de jogadores renomados como adversários da Série B (alguns deles, com passagens por São Januário).

O LANCE! detalha como vem cada rival da equipe de Jorginho para a competição. Confira quais são os destaques que pode dar trabalho aos vascaínos, rodada por rodada.

SAMPAIO CORRÊA

Motivado por estar a um empate de conquistar o Campeonato Maranhense (venceu por 2 a 1 o Moto Club na ida, e o jogo de volta ocorre na próxima quarta-feira), o Sampaio Corrêa comandado por Petkovic aposta no poder de fogo de Edgar e na velocidade de Pimentinha para tentar surpreender o Vasco na estreia de ambos na Série B. A Bolívia ainda traz um ex-vascaíno no elenco: o lateral-esquerdo Guilherme Santos, campeão carioca em 2003 com o clube carioca.

Classificação no ano anterior: 8º lugar.

TUPI

Comandado pelo experiente treinador Ricardo Drubscky, o Tupi entra na Série B tentando esquecer sua pífia participação no Campeonato Mineiro (quando esteve a três pontos do descenso).O Galo Carijó, recém-promovido à elite, conta com nomes como Glaysson, Tiaguinho, Hiroshi e Thiago Silvy para se firmar na Série B.

Classificação no ano anterior: 3º lugar na Série C

VILA NOVA

Visando esquecer a decepção de se manter por mais um ano na fila do Campeonato Goiano, o Vila Nova aposta em um pacote de contratações para fazer uma boa campanha na Série B. Até o momento, são dez reforços que desembarcaram no Tigre, dentre eles Marcelo Cordeiro, os atacantes Vandinho, com passagens por Avaí e Flamengo, e Pedro Carmona, que tende a fazer sua estreia já na terceira rodada, contra o Vasco.

Classificação no ano anterior: Campeão da Série C

BAHIA

Passada a perda do título estadual, o Bahia deposita suas forças no elenco repleto de jogadores renomados. Do goleiro Marcelo Lomba à dupla de ataque formada por Thiago Ribeiro e Hernane Brocador, o Tricolor de Aço traz nomes que são lembrados por várias torcidas, casos do recém-contratado Renato Cajá, de Edgar Junio, Tinga, além do técnico Doriva.

Classificação no ano anterior: 9º lugar

OESTE

Além da fraca campanha no Campeonato Paulista, que culminou no rebaixamento para a Série A2, o Oeste chega à Série B como uma incógnita em seus bastidores. O clube teve uma tentativa mal-sucedida de parceria com o Osasco Audax (na qual Fernando Diniz seria o treinador), e tenta a liberação do Estádio dos Amaros para a competição nacional. Com isto, os torcedores da equipe de Itápolis iniciarão a Série B com nomes da base, como Ricardo Bueno, Mazinho, Fernandinho e Ligger.

Classificação no ano anterior:
16º lugar

GOIÁS

Embalado pelo bicampeonato goiano, o Goiás também recorre à série de jogadores rodados para conseguir uma das vagas do acesso, após ter caído precocemente na Copa do Brasil. A equipe comandada por Enderson Moreira traz alguns conhecidos da torcida vascaína: o volante Wendel, os meias Jhon Cley e Léo Lima, que acertou seu retorno ao Esmeraldino. Também estão no Serra Dourada a dupla de ataque Rafhael Lucas e Cléo.

Classificação no ano anterior: 19º lugar (Série A)

JOINVILLE

Campeão da Série B no ano de 2014 (quando o Vasco subiu em terceiro), o Joinville bateu na trave novamente na decisão do Campeonato Catarinense, ao perder o título para a Chapecoense. Para voltar à elite, o técnico Hemerson Maria aposta no paredão Agenor, no meia Diego Felipe e no atacante Juninho.

Classificação no ano anterior: 20º lugar na Série A

ATLÉTICO-GO

Após ter amargado a decepção de cair para o modesto Anápolis na semifinal do Goiano, o Atlético-GO chega à Série B de técnico novo e contando com uma mescla entre conhecidos da torcida e reforços. O experiente goleiro Márcio e o volante Pedro Bambu seguem na equipe, que agora tem a expectativa de gols nos pés de Júnior Viçosa e traz novidades como Michel e Caion.

Classificação na edição anterior: 14º lugar

NÁUTICO

Ainda na fila do Campeonato Pernambucano, o Náutico vê na volta de Alexandre Gallo ao comando da equipe como uma luz no fim do túnel para a Série B. O Timbu segue contando com a segurança de Júlio Cesar na meta, além do veterano Maylson, do artilheiro Ronaldo Alves e do atacante Rafael Coelho (outro jogador com passagem pelo Vasco).

Classificação na edição anterior: 5º lugar

PAYSANDU

O Paysandu chega à Série B repleta de confiança após suas conquistas no primeiro semestre: o Campeonato Paraense e a Copa Verde. Para coroar o ano com o acesso, a equipe comandada por Dado Cavalcanti conta com o veterano Augusto Recife, e os atacantes Leandro Cearense e Alexandro.

Classificação no ano anterior: 7º lugar

LONDRINA

Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense, o Londrina retorna à Série B depositando suas fichas em nomes que chamam atenção dos torcedores. O atacante Keirrison, que passou por Coritiba e Palmeiras, tende a formar dupla com Bruno Batata, e o volante ex-vascaíno Jumar são alguns dos nomes que o técnico Cláudio Tencati tem à disposição, ao lado de jogadores como Bídia e Zé Rafael.

Classificação no ano anterior: 2º lugar na Série C

CRB

Bicampeão alagoano e adversário do Vasco na segunda fase da Copa do Brasil, o CRB tem como trunfos o faro de gol de Neto Baiano, os meias Gérson Magrão e Dakson (que passou pelo Cruz-Maltino) e o goleiro Juliano. A equipe ainda tem outra opção para o ataque: Lúcio Maranhão, artilheiro na campanha do Estadual.

Classificação no ano anterior: 11º lugar

PARANÁ

Finalista do Campeonato Paranaense, o Paraná chega à Série B tendo Lúcio Flávio e Nadson como motores da equipe. O técnico Claudinei Oliveira também confia no paredão Marcos e no faro de gol de Robson para fazer uma boa campanha.

Classificação no ano anterior: 13º lugar

AVAÍ

Após um Campeonato Catarinense para lá de turbulento (com direito ao Segundo Turno desastroso), o Avaí conta novamente com Silas como seu comandante e mostra algumas armas conhecidas para incomodar na Série B. Além do goleiro Renan e do veterano Marquinhos, o meia Vinícius Pacheco desembarcou na Ressacada para fortalecer o setor ofensivo da equipe.

Classificação no ano anterior: 17º lugar na Série A

BRASIL DE PELOTAS

De volta à Série B, o Brasil de Pelotas tenta se redimir após a instável campanha do Gauchão. Comandado por Rogério Zimmermann, o Xavante traz o meia Marcos Paraná como destaque.

Classificação no ano anterior: 4º lugar na Série C

LUVERDENSE

Campeão mato-grossense, o Luverdense do técnico Júnior Rocha confia no poder de fogo de Alfredo para obter o acesso. Além dele, a aposta no ataque é Douglas Baggio, jovem revelado pelo Flamengo.

Classificação no ano anterior: 10º lugar

BRAGANTINO

O Bragantino inicia a Série B tentando apagar a frustração do primeiro semestre, quando sua permanência na Série A2 do Paulista foi cravada. Para isto, o Massa Bruta confia no veterano Felipe, goleiro com passagens por Corinthians e Flamengo, conta com o zagueiro Douglas Silva (que teve passagem pelo Vasco na Série B de 2014) e Eliandro, e contratou recentemente o meia Leandro Brasília.

Classificação no ano anterior: 6º lugar

CRICIÚMA

Decepcionante no Campeonato Catarinense e na Copa do Brasil, o Criciúma também recorre a reforços para a Série B. Além do técnico Roberto Cavalo contar com o goleiro Luiz e o atacante Elvis, desembarcaram no Heriberto Hülse o zagueiro Ferron e o atacante Niltinho.

Classificação no ano anterior: 12º lugar

CEARÁ

Após um desastroso Campeonato Estadual, o Ceará recolhe os cacos para tentar se redimir na Série B. A equipe aposta nas boas defesas de Éverson, conta com Felipe e Richardson na armação, e tem a confiança no poder de fogo de Assisinho para ir bem.

Classificação no ano anterior: 15º lugar