Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

L! Universidade: Biomédico fala sobre doping na Copa do Mundo

Escrito por

Carlos Alberto Anaruma, biomédico da Unesp, parceira do LANCE!, comentou sobre as medidas tomadas pela Fifa para combater o doping na Copa do Mundo. Apesar dos poucos casos registrados em mundiais, a atenção da entidade máxima do futebol sobre esse assunto aumenta cada vez mais.

- Esse ano, a partir desse campeonato mundial, implantou-se um exame chamado de passaporte biológico. Antes da competição, o atleta já é testado. Então a Fifa já tem o perfil bioquímico do sangue desse atleta e ele vai acompanhando esse perfil nos exames sucessivos que esse atleta vai fazer durante a competição - comentou o especialista.

O último caso registrado de doping em Copas do Mundo é do craque argentino Diego Maradona. De acordo com Carlos Alberto, existe no esporte, de uma forma geral, uma ética entre os atletas, para que todos estejam iguais, o que evita que esses casos voltem a se repetir.

- No futebol, a problemática do doping não é tão evidente, mas o teste é sempre feito por causa de uma ética que tem no esporte. O esporte é saúde e pela justiça de se estar competindo entre iguais. O antidoping serve pra precaução e pra educação dos atletas - analisou o biomédico.

Diferentemente dos anos anteriores, os exames não serão feitos no país sede. O LADETEC, laboratório vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi descredenciado pela agência mundial antidoping e os exames realizados durante o mundial serão enviados imediatamente à Suiça para análise.

- Nós estávamos credenciando um laboratório aqui no Brasil, o LADETEC, mas por algum problema ele perdeu o credenciamento, então essas amostrar que serão colhidas durante o campeonato serão enviadas imediatamente para a Suiça - finalizou.