Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

União Europeia dá últimato a Real, Barça e outros cinco espanhóis

Escrito por

O diário oficial da União Europeia publicou, no último dia 7 de março, três cartas contra contra Real Madrid, Barcelona, Athletic Bilbao, Osasuna, Valencia, Elche e Hércules. Os sete clubes espanhóis são acusados de receberem e encobrirem ajudas públicas que violam as normas continentais, de acordo com o diário "AS".

A investigação começou em dezembro do ano passado. Na ocasião, o governo espanhol enviou um documento à UE para rebater as acusações. O organismo internacional não se convenceu e, em seguida, estabeleceu prazo de um mês (7 de abril) para os clubes citados apresentem suas justificativas e defesas.

A comissão da União Europeia julgará novamente os casos e, conforme o resultado, pode obrigar os clubes a devolverem o valor das contribuições recebidas.

E MAIS

HOME: Veja as últimas notícias do futebol internacional
União Europeia suspeita de irregularidades no novo Bernabéu

Na primeira carta, o órgão máximo do Velho Continente acusa Real Madrid, Barça, Osasuna e Athletic de privilégios fiscais. Enquanto os demais clubes tributam 30% para o governo espanhol, os três primeiros pagariam 25% e o último 21%, de acordo com as regras do País Basco.

Na segunda, a UE alega que, em 1998, o Real Madrid cedeu 30 mil metros quadrados do Centro de Treinamentos à prefeitura da capital espanhola. Em troca, recebeu dois terrenos (local que planeja erguer um novo estádio). Em 2003, a Câmara Municipal considerou que aquela terra não poderia ser doada a uma entidade privada e, por isso, deveria recompensar os merengues.

Apenas em 2011, as partes chegaram a uma compensação, no entanto, o valor já tinha aumentado em 3.700%. Para a UE, o governo espanhol tem a obrigação de reaver os valores do beneficiário, no caso, o Real Madrid.

Por fim, a União Europeia cobra explicações de empréstimos a Valencia, Hércules e Elche no total de 118 milhões de euros (R$ 386,4 milhões).