Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Três finais! Rodada do Brasileirão tem confrontos diretos contra o descenso

Gilbert Durinho (FOTO: Marcos Furtado/FlashSport)
Escrito por

Apenas Chapecoense e Palmeiras não enfrentarão rivais com possibilidades de queda na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, que foi iniciada ainda no último dia 12 com o duelo antecipado entre São Paulo e Internacional será completada nesta quarta e quinta-feira. Já Criciúma, Bahia, Botafogo, Coritiba, Vitória e Figueirense farão duelos mais do que decisivos. Ser derrotado por um concorrente direto na luta pela permanência na elite poderá ter sérias consequências.

O primeiro confronto direto acontecerá a partir das 19h30, no Maracanã. A chance de rebaixamento do Botafogo é, no momento, de 82%, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola e integrante da Academia LANCE!. Já o Figueirense poderá ficar muito próximo da salvação em caso de vitória, pois possui o menor risco dos ameaçados: 4%. Um dos trunfos do Furacão catarinense é o fato de ser o melhor visitante entre os times ameaçados: conquistou 17 dos 40 pontos (ou 42,5%) nesta condição.

Criciúma e Bahia farão, a partir das 21h e no Heriberto Hülse, o duelo com o maior grau de desespero. O risco de descenso do Tigre, o 20º e último colocado, é de 99%. Já o do Tricolor baiano, em 19, é de 97%. Nenhum dos times poderá ser rebaixado nesta noite, mas a queda se tornará irremediável caso uma time deixe o estádio derrotado.

Já em Salvador o duelo será entre dois times que não estão na zona do rebaixamento, mas que podem retornar ao grupo dos quatro últimos: Vitória e Coritiba, que duelarão também partir das 21h. O risco de rebaixamento do Coxa, o terceiro pior visitante do Brasileirão (apenas 15,6% de aproveitamento), é de 32%, enquanto o do Vitória, que leva vantagem no critérios de desempate, é 26%.

O NÚMERO DA SALVAÇÃO

Segundo o matemático Tristão Garcia, alcançar 44 pontos é garantia de permanência na Série A para o ano que vem, embora até mesmo com 43 a salvação seja possível.,

– Com 44 é certo que se escapa. Como os times que tentar escapar do rebaixamento têm pontuado pouco, a queda pode ser evitada até com 43. Essa rodada será terminal para Criciúma e Bahia e fundamental para o Botafogo – destacou o matemático.

Vale lembrar que na próxima rodada do Brasileirão, a de número 36, também serão três os confrontos entre times ameaçados. Figueirense x Vitória, Chapecoense x Botafogo e Coritiba x Palmeiras medirão forças no domingo. Promessa de mais emoção.

OS ÚLTIMOS JOGOS DE TODOS OS TIMES AMEAÇADOS DE REBAIXAMENTO

CRICIÚMA – 99%
Tentará findar um sequência de seis derrotas consecutivas para seguir com mínimas chances de evitar o descenso. Terá Flamengo (F), Sport (C) e Corinthians (F) como últimos rivais. Uma derrota para o Bahia logo deixará a queda praticamente consumada.

BAHIA – 97%
Enfrenta o Criciúma vindo de cinco jogos sem vitórias, sendo quatro derrotas consecutivas. Atlético-PR (C), Grêmio (C) e Coritiba (F) são os adversários das três últimas rodadas. Dois jogos finais são pedreiras.

BOTAFOGO – 82%
Já em situação muito delicada, Alvinegro precisa vencer ou vencer o Figueirense para não se complicar de vez. Ainda terá Chapecoense (F), Santos (F) e Atlético-MG (C). Um concorrente direto, um time já sem ambições e outro que busca o G4.

CHAPECOENSE – 52%
O Verdão do Oeste precisa pontuar diante do Fluminense para apostar no fator casa depois. Enfrentará Botafogo (C), um rival direto, o líder Cruzeiro (C) e o Goiás (F). Um "companheiro" de zona do descenso, o líder do Brasileirão e um time que já pensa em 2015, respectivamente.

CORITIBA – 32%
Apostará no fator casa – tem 56,8% de aproveitamento nesta condição – para evitar a queda à Série B. Fará dois jogos no Couto Pereira e um fora. Rivais dessa sequência são: Palmeiras (C), Atlético-MG (F) e Bahia (C).

VITÓRIA – 26%
Após o jogo desta noite, atuará em Salvador apenas mais uma vez. Tem Figueirense (F), Flamengo (F) e Santos (C) como últimos rivais para seguir na Primeira Divisão.

PAMEIRAS – 8%
Verdão não tem uma tabela das mais simples após duelar com o Sport: enfrentará o Coritiba (F), um concorrente direto, o Internacional (F), time que luta para seguir no G4, e encerra o Brasileirão diante do Atlético-PR (C)

FIGUEIRENSE – 4%
Em situação mais cômoda, o Figueira terá mais jogos complicados pela frente: Vitória (F), rival direto, o vice-líder São Paulo (F) e Internacional (C), time que luta para permanecer entre os quatro primeiros.